Com previsão de temporais, Defesa Civil alerta para risco alto a muito alto de deslizamentos e alagamentos entre sexta e sábado
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na quarta-feira (25) um novo alerta para as condições de temporais no estado para a reta final da semana. O risco é elevado para ocorrências relacionadas às chuvas nas regiões Oeste, Planalto Sul e Norte. Os acumulados podem chegar a 200 mm.
Risco de deslizamentos
Segundo o comunicado, entre sexta (27) e sábado (28), as regiões citadas acima entram em alerta para risco “alto a muito alto” de deslizamentos e alagamentos.
Isso acontece pelo fato de os temporais devem vir acompanhados de vendavais e até queda de granizo. Além disso, a chuva será intensa e em um curto período de tempo.
A Defesa Civil também alerta para o registro de “ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, enxurradas e inundações graduais”.
Frente fria traz temporais
Todo esse “combo” de preocupações atinge todo o estado, mas com alerta para as regiões do Grande Oeste e dos Planaltos, principalmente na divisa com o Paraná, no norte catarinense.
Segundo meteorologistas da Defesa Civil, a chuva forte deve atingir o estado por conta do processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano.
“Os acumulados variam entre 120 e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, podem ter valores que se aproximam dos 200 mm”, destaca o texto.
Nas demais áreas do estado, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm.
Com informações do ND+