A distância mais próxima entre a Lua e a Terra registrada é de 356.375km, mas neste sábado ficará em 356.955km da Terra, 0h35.
Quem quiser aproveitar o visual da Lua mais próxima à Terra deve ficar atento às condições do tempo. A previsão é de uma noite de sábado com nebulosidade, o que pode atrapalhar a visualização do fenômeno Perigeu, também chamado de superlua. A aproximação ocorre mensalmente, porém, neste fim de semana isso estará mais visível devido à mudança da fase da Lua, de crescente para cheia. Desta forma, o satélite estará mais próximo e dará a impressão de ser maior.
A distância mais próxima entre a Lua e a Terra registrada é de 356.375km, mas neste sábado ficará em 356.955km da Terra, 0h35. Com a distância menor, a Lua aparentará estar 14% maior. A menor distância foi registrada em março de 2011. Durante o Apogeu, quando a Lua e a Terra se afastam, a distância entre elas pode chegar a 406.720km.
Segundo a meteorologista do Ciram/Epagri, Marilene Limas, as condições do tempo podem prejudicar a visualização da superlua. “Em algum momento da noite será possível ver a lua, mas talvez seja necessário ficar observando, em uma espécie de vigília. As chances de apreciar o fenômeno serão maiores no interior. No Litoral, a região Sul terá condições melhores de visualização. Na Grande Florianópolis e Norte do Estado deve ficar mais difícil devido à circulação marítima, que favorece a formação de nuvens”, explica Marilene. Ao entardecer, os melhores locais para visualizar a Lua são aqueles que possuem o visual livre ao leste, como as praias da região. Ao longo da noite, o melhor local passa a ser aqueles com visual livre ao oeste, como os municípios ao pé da Serra.
E é exatamente ao fim da tarde que há maiores chances de chuvas na região. Ao longo do sábado, a previsão é de tempo intercalando momentos de nublado com chuvas esparsas no início do dia e fim da tarde. No domingo, as chances de chuva são maiores à noite. “A semana começa com tempo mais fechado, porém, na terça já tem previsão de melhoras. As temperaturas podem se elevar mais ao longo da semana, mas não duram muito tempo. Temos previsão da chegada de uma nova frente fria na sexta-feira, que deve trazer chuva e vem seguida de uma massa de ar seco e frio, que faz as temperaturas caírem”, afirma Marilene.
Diário do Sul