A Defesa Civil do Estado divulgou um alerta que mostra a mudança no tempo em Santa Catarina com chances para desastres como o destelhamento de casas
O tempo em Santa Catarina vai mudar a partir desta sexta-feira (18). O alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado, que mostra que há chances inclusive de destelhamento de casas em Santa Catarina.
Segundo a pasta, com aumento de nuvens no decorrer da manhã e condições para chuva e temporais isolados a partir do início da tarde, com a chegada de uma frente fria.
A chuva começa pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para as demais regiões até o final do dia. Por alguns momentos a chuva ocorre de forma intensa e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo, o que deixa o risco moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.
A previsão diz ainda que o vento ganha força, sobretudo do Oeste aos Planaltos, onde apresenta intensidade moderada (35 a 40km/h) e rajadas fortes, acima de 70 km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, quedas de galhos de árvores e interrupção de energia elétrica.
Confira a temperatura por região:
Litoral Norte: 16°C/32°C
Planalto Norte: 11°C/28°C
Grande Florianópolis Litorânea: 14°C/31°C
Grande Florianópolis Serrana: 13°C/28°C
Vale do Itajaí: 11°C/32°C
Litoral Sul: 14°C/34°C
Planalto Sul: 10°C/26°C
Meio-Oeste: 10°C/30°C
Oeste: 11°C/30°C
Extremo Oeste: 12°C/29°C.
Fim de semana
O sábado (19) começa com tempo instável e com chuva do centro ao norte do Estado, mas no decorrer da manhã uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo e o sol volta a aparecer.
De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas declinam em relação aos dias anteriores e as mínimas no amanhecer oscilam de 5°C e 9°C na Serra, entre 8°C e 12°C do Oeste ao Planalto Norte e de 14°C a 17°C no litoral. À tarde com a presença do sol as máximas se aproximam dos 20°C na maior parte do estado, permanecendo a Serra e áreas mais altas do Meio-Oeste com temperaturas entre 13°C e 16°C.
O mar fica agitado do Litoral Sul até a Grande Florianópolis, com ondas de sul/sudeste entre 1,5m e 2,0m e picos de até 2,5m, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. No restante do litoral, ondas de sul/sudeste entre 1,0m e 1,5m.
Já no domingo (20), o tempo fica firme com predomínio de sol pela manhã em todas as regiões. No decorrer da tarde, a previsão mostra áreas de instabilidade que se formam no Paraná e recuam para Santa Catarina, favorecendo aumento de nuvens e condição para pancadas de chuva e algumas trovoadas, nas áreas de divisa entre Santa Catarina e Paraná.
O frio aumenta e as mínimas no amanhecer atingem valores abaixo de 0°C nos Planaltos e no Meio-Oeste. Nas demais regiões, mínimas entre 5°C e 9°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado.
À tarde as máximas oscilam entre 21°C e 24°C na maioria das regiões, com exceção apenas dos planaltos onde variam de 17 a 20°C.
Na segunda-feira (21), a instabilidade se afasta para o mar e o tempo volta a ficar firme em todo Estado, com temperaturas baixas pela manhã e em elevação à tarde. Na terça-feira (22), uma nova frente fria se forma no Rio Grande do Sul e avança em direção a Santa Catarina, provocando aumento de nuvens no final do dia, bem como condições para chuva isolada nas áreas de divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.
Com informações do ND+