As chuvas registradas ao longo do fim de semana e incidentes nesta segunda-feira (29) prejudicam o avanço de trabalhos para a conservação da BR-101 Sul catarinense.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC mantém trabalhos de melhorias no pavimento asfáltico em Sangão e roçada com limpeza na vegetação em Tubarão e Içara. Como todas as atividades dependem de tempo estável, a continuidade será reduzida aos trabalhos emergenciais.
A retirada da camada asfáltica superficial e aplicação de novo pavimento, em Sangão, precisa que a base esteja completamente seca, para que ancoragem e aderência. As chuvas dos últimos dias deixaram toda a composição da plataforma com excesso de umidade, adianto o término das melhorias.
Nesta segunda-feira (29), a autarquia faz trabalhos de tapa-buraco em frentes que vão de Laguna a Passo de Torres, em segmentos pontuais que tiveram desgaste maior. A maior circulação de veículos, acrescida da quantidade de chuva registrada, causaram danos ao pavimento asfáltico em alguns segmentos isolados.
As roçadas, coleta de lixo e limpeza do sistema de drenagem são continuadas com umidade nas pistas, porém, são canceladas com chuva. Os motoristas devem atentar para trabalhadores e equipamentos alocados nos bordos de pistas e vias laterais em Içara (próximo ao km 380, em direção ao extremo-Sul) e em entre Treze de Maio e Tubarão (km 346, em direção ao Norte). As roçadas são interferem no fluxo de veículos.
Assim que a estabilidade no tempo se firmar na região, o DNIT/SC vai retomar todas as frentes de obras e normalizar a conservação de pistas. Ficam os motoristas orientados a reduzir a velocidade de longo curso ao avistar as frentes de roçadas ou o caminhão com a massa asfáltica, em operação de tapa-buracos.
Mesmo com excesso de chuva, não há pontos alagados ou obstruídos na BR-101 Sul. Para mais informações, o DNIT/SC, através do consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons (Gestão Ambiental) disponibiliza os canais de interação para usuários da rodovia federal pelo telefone 0800 6030 101 e nos links uteis do site www.101sul.com.br.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC