Clima

Temperaturas chegam a 6 ºC na Serra de SC

O frio faz turistas darem aquela parada, em Bom Jardim da Serra, para fotografar a baixa temperatura

Foto: Divulgação

Depois de um período com calor atípico para a época do ano, parece que o frio vai chegar para valer no estado, principalmente na Serra Catarinense. A previsão meteorológica da Epagri/Ciram acertou em cheio e trouxe chuva fina e fria para a região serrana, o que levou a temperatura oscilar entre 6°C e 7°C .

Em Bom Jardim da Serra, a sensação térmica ficou muito abaixo do que mostra o painel digital. Turistas e viajantes que passam pela região, aproveitam para fotografar o frio.

— A foto no termômetro é uma parada obrigatória aqui em Bom Jardim da Serra, principalmente em dias que o clima demonstra que o frio agora está chegando para ficar — conta Sérgio Felipe Rodrigues, empresário e incentivador do turismo em Bom Jardim.

Para esta quarta-feira (26), as temperaturas prometem diminuir ainda mais, devido à chegada de outra massa de ar frio, que traz chuvas e ventos para a região, desde o amanhecer.

— A frente fria associado a um ciclone extratropical e chegada a um sistema de alta pressão, fará com que na quinta-feira (27) possamos ter temperatura mínima de -2°C a 4°C nas áreas altas dos planaltos e também, com condição de geada, no amanhecer. Durante o dia, a temperatura deve ter uma pequena elevação — explica Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.

Para sexta (28) e sábado (29), o tempo promete sol com aumento de nuvens em toda região serrana. A temperatura mínima oscilará de 0°C a 4°C no amanhecer, elevando-se um pouco no decorrer do dia.

— No sábado poderemos ter o retorno da chuva, com pancadas a partir da tarde em todas as regiões devido a passagem rápida de outra frente fria. E o domingo (30), promete o retorno do sol — explica Marcelo.

Sobre a neve, tão esperada pelos turistas, ainda não existe uma previsão, segundo o meteorologista.

Julho promete muito frio

O início de julho, entre os dias 1° e 2, as temperaturas devem despencar, conforme indicam as últimas projeções da Conexão Geoclima. Segundo sua última atualização, a maior intensidade do frio está prevista para a manhã do dia 1° de julho, com previsão de temperaturas abaixo de -6°C nas serras gaúchas e catarinenses.

Esta condição representa um risco significativo para a formação de geadas generalizadas, inclusive em áreas onde geralmente não ocorrem eventos dessa natureza. A previsão mostra inclusive, a possibilidade de ocorrer geada negra, fenômeno ainda mais severo, que traz uma preocupação para agricultores e pecuaristas.

Diante desse cenário, a cautela é recomendada, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, crianças, animais de estimação e moradores de rua. Medidas preventivas devem ser adotadas para garantir a segurança e o bem-estar durante o período de temperaturas extremas.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Unibave realiza Test Drive nesta segunda-feira

A Instituição apresentará os 16 cursos de graduação e os seis cursos técnicos, além de claro, de ser uma oportunidade de vivenciar todo o espaço e infraestrutura do Unibave.

Picape com 26 mil maços de cigarros contrabandeados é apreendida em SC

Os agentes notaram uma picape suspeita e deram ordem de parada ao motorista, que, em vez de obedecer, acelerou o veículo e fugiu

Duas pessoas morrem e casa é destruída por incêndio em São Joaquim

A investigação se concentrará em descobrir o que causou o incêndio e por que as autoridades não foram chamadas enquanto o fogo ainda estava ativo.

Revés para o Palmeiras entra na lista de piores goleadas do Criciúma na Série A

Antes disso, em 1993, o Criciúma havia sido derrotado por 5 a 1 para o União São João, em Araras.