O despertar para projetos e iniciativas em prol do meio ambiente, coleta seletiva, funcionamento do Cirsures e a geografia e história da cidade foram temas debatidos durante o segundo dia de preparação da Semana Pedagógica em Cocal do Sul.
De forma prática e interativa, os professores da rede municipal foram motivados a intensificar ainda mais as práticas com seus alunos voltados para as questões de preservação, consciência ambiental e a realidade do espaço onde vivem.
A primeira palestra foi ministrada pela Engenheira Química e Diretora do Samae e Fundac de Cocal do Sul, Carla Possamai Della, que abordou sobre problemática da água no Brasil. O encontro teve como tema “Água: a escassez na abundância”, esclarecendo sobre as ações para que a crise em São Paulo não seja futuramente uma realidade no município.
Na sequência, a Engenheira Sanitarista e Ambiental do Cirsures, Graziela
Copetti apresentou todo funcionamento desde a coleta do lixo até o aterro sanitário, bem como, a tecnologia de ponta envolvida para garantir o tratamento do lixo da população dos sete municípios envolvidos.
A reunião foi encerrada com a professora de geografia Cléo Albuquerque, que tratou sobre o tema “Geografia: um estudo do território e não uma obra abstrata ou um espaço vazio”.
“Esperamos que dentro da sala de aula, os professores possam criar um ambiente propício para que os alunos possam conhecer a realidade do seu município e região de várias perspectivas para depois ampliar esse conhecimento para o mundo”, destacou a palestrante.
Para a professora Vilma Mari Bento todos os temas foram importantes para o aprimoramento dos professores. “Achei bem interessante o fato de nós estarmos mostrando aos alunos o nosso município. A palestrante nos apresentou lugares que até eu desconhecia que moro aqui há muitos anos. Às vezes tiramos o tempo para visitar lugares fora e deixamos de apreciar as nossas belezas. O caos da água outra questão que temos que fortalecer e muito em sala de aula, pois não é porque não estamos vivendo essa crise que temos que desperdiçar. E o lixo, a coleta seletiva e o trabalho do Cirsures que dispensa qualquer comentário e que nos faz repensar ainda mais sobre nossas ações daqui para frente”, avalia.
O evento foi realizado no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski e contou ainda com a participação da vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato; Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel R. Quarezemin e do diretor de Cultura, Juarez Fogaça.
Nesta quarta-feira, 11, o evento será realizado no salão paroquial e será ministrado pelo palestrante Jorge Trevisol que abordará o tema “Educação, Afeto e Espiritualidade”. Nesta quinta e sexta-feira, as atividades acontecerão nas escolas.
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul
[soliloquy id=”108720″]