Geral

Tecnologia e arte: alunos contam história com artesanato sensorial 

Alunos do Colégio Satc apresentam Contação de histórias a pessoas com deficiência visual 

Foto: Divulgação

A atividade especial de contação de histórias foi um pouco diferente dessa vez. As turmas do 5º ano do Colégio Satc prepararam objetos para contar a história. Foi uma contação com artesanato sensorial, voltada para pessoas com deficiência visual. As convidadas foram recebidas para conhecer o colégio e o projeto construído pelos alunos e professoras.

O projeto iniciou em uma parceria entre as disciplinas de Tecnologias Aplicadas, com a professora Franciele Alves, e Artes, com a professora Sinara Cardoso. Os alunos tiveram palestras e passeios pelos ambientes acessíveis disponíveis no Colégio. Já na sala de aula foram produzidos cartazes sobre a importância da acessibilidade e como ajudar as pessoas.

As turmas também puderam ter a experiência de escutar a contação de histórias vendados para entenderem a importância de obter certos modos para melhor experiencia. Para finalizar o projeto eles se reuniram para contar a história do livro “Com a ponta dos dedos e os olhos do coração”. A publicação fala sobre a vida de Nando, um menino que sofre preconceito e tem em sua avó, que é deficiente visual, o apoio para superar as barreiras. Durante o decorrer da história o neto apresenta à avó o cometa Harley, objetos que foram reproduzidos pelos alunos e apresentados na ocasião.

Para a experiencia pudesse ser ainda mais marcante, foram convidadas mulheres com deficiência visual para escutar a história preparada ao decorrer das aulas. O projeto envolve as atividades relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tratam da sustentabilidade e acessibilidade.

Os grupos foram divididos entre a produção dos objetos e personagens sensoriais, efeitos sonoros, apresentação dos personagens e a contação de histórias. “Pudemos proporcionar essa experiencia para as pessoas que não enxergam de como é uma história feita especialmente para elas. Não é só porque elas não enxergam que não podem entender a história”, contou a aluna do 5º ano A, Heloisa de Almeida Machado. Ela foi responsável por confeccionar os personagens.

De acordo com a professora Sinara a arte da educação é tornar o aluno protagonista. Por isso, os alunos foram responsáveis por cada etapa da preparação. “Eles fizeram todas as escolhas, divisão dos grupos e dos efeitos sonoros. Prezamos por essa autonomia e eles se divertiram e até se emocionaram com o projeto”, contou a professora.

No final, os alunos presentearam as convidadas com uma caixa em MDF produzida no Laboratório Pronto 3D. Nela, em relevo, uma representação do cometa citado na história.