Carvão, água e solo são analisados todos os dias para garantir os requisitos necessários
“Excelência na qualidade das análises dos materiais”, é com esse intuito que os laboratórios da Satc foram criados. Carvão, água e solo, são esses os materiais analisados no Parque Tecnológico da Satc.
Como a exploração do carvão sempre esteve presente na região, em 1979 foi criado o Laboratório de Análises e Ensaios de Carvão (LAEC) com o objetivo de atender as necessidades do setor e garantir o melhor aproveitamento do minério. “Hoje atendemos as carboníferas da região. O que se faz é o controle de qualidade do carvão que vai para a Tractebel, se atende todos os requisitos necessários”, explica a gerente técnica dos laboratórios LAEC, LAQUA E LABGEO, Gilda de Souza Rodrigues da Silva.
Com o passar dos anos a preocupação com o meio ambiente se tornou mais evidente e a qualidade da água passou a ser de suma importância. A equipe do Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (LAQUA) faz a análise de águas e efluentes. O trabalho avalia a qualidade da água para consumo humano. “O LAQUA hoje atende quatro carboníferas da região e faz as análises de recuperação ambiental de águas”, conta Gilda.
O solo também passa pelos laboratórios. O Laboratório de Geotecnia (LABGEO) atende, através de ensaios físicos, as exigências ambientais, controlando as propriedades do solo em áreas em recuperação ou já recuperadas pelas empresas de mineração que fazem o uso destas áreas para processar o carvão mineral, além de atender empresas da área da construção civil e terraplanagem.
Novos laboratórios, novas tecnologias
Com a ampliação do Parque Tecnológico da Satc, os laboratórios de pesquisa passam a ter um novo local, nos novos prédios do Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL). A mudança não será só no local, mas também nos equipamentos e serviços.
“Com o novo espaço do laboratório virão equipamentos novos e mais modernos. Com a mudança amplia também a abrangência dos serviços. Ganha-se muito em qualidade, para as análises e nos resultados para os clientes”, afirma a gerente técnica.
Colaboração: Comunicação Satc
[soliloquy id=”106392″]