Geral

Técnicos das prefeituras da AMREC participam de palestra sobre o Programa Bem Mais Simples

Foto: Divulgação

Os técnicos das prefeituras ligados a vigilância sanitária, fiscalização, tributos e outros setores ligados a abertura de empresas participaram esta semana na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) de uma palestra dando detalhes técnicos do programa SC Bem Mais Simples. “Queremos diminuir a burocracia. Buscar a simplificar”, disse o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual da SDS, Marcio Manoel da Silveira.

A palestra realizada na AMREC foi para orientar e tirar as dúvidas dos técnicos de como vai funcionar no Estado o portal da junta comercial. Marcio disse que os municípios precisam se adequar a sua legislação.  “É necessário que as regras sejam aceitas. Criando lei municipal para abertura de empresas de baixo risco”, explica.

Os municípios de Cocal do Sul, Siderópolis, Orleans e Içara aderiram ao programa em junho. Já Criciúma e Morro da Fumaça fizeram sua adsão em setembro. Hoje o tempo médio para abrir uma empresa ultrapassa os 100 dias, a meta, do estado de Santa Catarina é que em cinco dias seja possível abrir uma empresa.

O programa prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores. O SC Bem Mais Simples, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), foi instituído pela lei 17.071, sancionada no início desse ano, com o objetivo de diminuir os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, fechamentos, entre outros processos para empresas de baixa complexidade, ou seja, com atividades que não comprometem a segurança sanitária, ambiental e com baixo potencial poluidor.

Colaboração: Antônio Rozeng

Notícias Relacionadas

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Prefeitos da Amrec realizam reunião e decidem unificar os decretos

Pelo decreto que está sendo reeditado, os mercados funcionam nos fins de semana, assim como os restaurantes, que podem funcionar até às 22h.

Gestão de desastre em debate na Amrec nos próximos dois dias