Geral

Técnicos da Anac vistoriam Aeroporto de Jaguaruna

Foto: Eduardo Zabot

Foto: Eduardo Zabot

Três técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estão nesta semana no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, realizando a vistoria para a futura liberação de operação de aeronaves por instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR). A vistoria iniciou nesta terça-feira, dia 9, e termina na sexta, dia 12.

Todo trabalho está sendo realizado em área restrita do aeroporto. Após a inspeção de campo, os técnicos emitirão um parecer através de um relatório que apontará a aprovação ou não para a operação por instrumentos. O resultado final desta análise não tem prazo estipulado para ser publicado.

Após o relatório final da ANAC, que será feito através de uma publicação oficial ratificando a homologação para o voo por instrumento, automaticamente o Instituto de Cartografia da Aeronautica (ICA) acionará o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) que irá realizar os procedimentos por instrumentos. Após este voo o próprio ICA faz a publicação final das Cartas de Procedimentos por Instrumento.

O Aeroporto em Jaguaruna opera visualmente desde abril de 2014 e no dia 27 de março deste ano iniciou as operações comerciais com um voo diário, de segunda a sexta-feira, da empresa TAM com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com saída de Jaguaruna às 15h.

Colaboração: Eduardo Zabot