Um técnico do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA fez vistoria orientativa em três estabelecimentos da região da Amrec, dois de Içara é um de Criciúma, na manhã dessa quinta-feira (26). A intenção da comissão pro-Sisbi, que fez a solicitação da visita, é receber o selo que permitirá a comercialização dos produtos de origem animal para todo o Brasil, pelo aval do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina – CIASAMREC.
Na avaliação do técnico da MAPA, Michel Tavares de Assis, com poucas modificações operacionais, os empreendimentos terão condições de receber o Sisbi. “Provavelmente, vamos voltar mais uma vez. Mas não é o tamanho que vai impedir eles de alcançar novos mercados”, avaliou o técnico, frisando que os estabelecimentos visitados são todos de pequenos produtores, ligados à agricultura familiar.
Agora, os Servições de Inspeção Municipais junto com o CIASAMREC vão tratar de fazer as melhorias sugeridas pelos MAPA e encaminhar os controles documentais, que precisam ser implantados para receber inspeção.
Depois, uma equipe de auditores determinada por Brasília virá à região fazer a vistoria e verificar se tem condições de aderir aos SISBI.
Para a diretora do CIASAMREC, Mariah de Freitas Marques, a visita foi um passo importante para que a região na busca do selo. “A vista do Michel veio para somar. Avaliamos de forma positiva esses dois dias de trabalho. Subimos um degrau na caminha ruma ao selo”, disse Mariah.
A expectativa é que a região receba o selo até o fim do ano, segundo o técnico do MAPA. Entretanto, tudo dependerá das mudanças administrativas que o Ministério da Agricultura vem sofrendo. A comissão pro-SISBI é formado por veterinários e profissionais das prefeituras da região, EPAGRI e do CIASAMREC.
Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação AMREC
[soliloquy id="280211"]