Solanje Lemonje confeccionou o cenário e os figurinos dos personagens, onde, em cada roupa, tinha a estampa com o número correlato.
A acadêmica da 6º fase de pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Solanje Lemonje, desenvolveu uma maneira lúdica de ensinar matemática aos alunos de quatro e cinco anos de idade, que frequentam o pré-escolar I e II. Por meio do teatro e buscando a interatividade, ela ensina brincando, na Escola de Educação Básica Padre Ludgero Waterkemper, na comunidade de Taipa, em Orleans, onde está desenvolvendo seu estágio obrigatório.
Solanje, que é orientada pelo professor Alcionê Damásio Cardoso, conta que os alunos tinham uma dificuldade com relação aos números. Então foi montada a contação de história “Os 10 fantasmas”, utilizada para ensinar matemática. “Nossa ideia era fazer com que os alunos compreendessem os números de uma maneira diferente e bem descontraída, por meio do teatro”, relata a estudante de pedagogia.
Ela confeccionou o cenário e os figurinos dos personagens, onde em cada roupa tinha a estampa com o número correlato. “Dez, comem pasteis. Nove, comem rocambole. Oito, comem biscoito”, explica Solanje. Para interpretar as fantasminhas ela pediu auxílio dos alunos do terceiro ano. “Expliquei e desenvolvemos neles uma autoestima mais elevada, dizendo que eles seriam os professores dos números com os alunos do pré-escolar”, relatou.
Distanciamento
Em função dos protocolos necessários, em função da pandemia de Covid-19, a escola estava no momento de turmas escalonadas. Foram necessárias três apresentações. “Todas foram um sucesso, conforme relatos da professora regente, proporcionaram aos alunos relacionar muito bem os números com as rimas”, informou Solanje.
“Foi uma maneira lúdica, e muito importante para as crianças. Desenvolvemos o projeto por cerca de 15 dias, que contava também com a atividade de cada aluno, para que confeccionasse palitoches e levassem para casa, recontando a história aos seus pais”, avaliou, a acadêmica, que diz que a propostas das atividades ainda envolveu números e letras durante esses dias que foi executado com sucesso.
Resultados
Alguns dias depois da atividade aplicada, o projeto foi apresentado à Secretaria de Educação de Orleans, que convidou a acadêmica para preparar o número na formação continuada dos professores de educação infantil da rede municipal, que aconteceu no dia 23 de julho de 2021.
A apresentação ocorreu com ajuda das professoras da instituição. “Trocamos várias ideias riquíssimas sobre propostas para estarmos trabalhando na educação. Foi um evento muito especial de troca de conhecimentos”, pontuou. A acadêmica ainda diz que está na expectativa de que os próximos estágios sejam de novas oportunidades como estas, e que isso motiva pelos desafios.
Colaboração: ASCOM Unibave