Geral

Sul se despede de Padre Cornélio Dall’Alba

Depois de um longo período de enfermidade, o padre, que também era músico e poeta morreu nessa sexta-feira (12). Seu sepultamento será neste sábado (13), às 16h, em Ana Rech, Caxias do Sul (RS)

Foto: Divulgação

O Sul de Santa Catarina se despediu nessa sexta-feira (12) do Padre Cornélio Dall’Alba. Depois de um longo período de enfermidade, o padre, que também era músico e poeta, morreu aos 87 anos. Ele está sendo velado na Igreja matriz de Nossa Senhora de Caravaggio de Ana Rech, Caxias do Sul (RS), com celebração Eucarística de corpo presente às 16h, deste sábado (13). O sepultamento será no jazigo da Congregação junto ao Cemitério daquela comunidade.

O sacerdote da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, esteve atuando na região, com base em Orleans, por mais de 20 anos. Foi diretor do Seminário São José, na cidade e também foi membro da Academia Orleanense de Letras (ACOL).  Membro atuante da comunidade, sempre participou ativamente do cotidiano da população. Formado pelo instituto San Pietro (Itália), e nas Faculdades de Caxias, Fidene (Ijuí), Anchieta (SP). Era graduado em Filosofia, Teologia, Letras e Pedagogia.

Sobre Padre Cornélio

Padre Cornélio Dall’Alba foi ordenado Sacerdote, Viterbo, Itália, 18 de março de 1962.  Seu Jubileu de Ouro Sacerdotal, Ana Rech, 19 de agosto de 2012

O primogênito da família de Juvina Cuzer e Albino Dall’Alba, nasceu dia 11 de setembro de 1935, no município de Nova Trento. Hoje é de Flores da Cunha, Capela de São Valentim, paróquia Nossa Senhora de Caravaggio de Ana Rech. Passou a infância junto aos avós e tios que colocavam a religião em primeiro lugar. Seus irmãos são Olmiro, Maria, Olívio e Natália (os dois últimos falecidos), Jaime, Helena e Luiz.

A vocação sacerdotal nasceu nesse ambiente; desde o nascimento o pai rezou um Pai Nosso diariamente para que o filho Cornélio fosse padre. Aos cinco anos fez a primeira comunhão e aos seis foi crismado. Aos 10 anos, em 1945, ingressou no Seminário de Fazenda Sousa.

Em 1950 foi transferido para Conceição da Linha Feijó para concluir o ginásio e fazer o noviciado. Este foi feito em 1951, ano em que decidiu seu futuro. Devido a problemas de saúde não fez Filosofia em São Leopoldo, o provincial; Pe. João Schiavo, o enviou para o Seminário de Fazenda Sousa. Ali teve as aulas de Filosofia e, nos anos de 1955 a 1957 fez o magistério.

No final do ano de 1957 iniciou os estudos de Teologia em Viterbo, Itália. Lá permaneceu cinco anos. No dia 18 de março de 1962 foi ordenado sacerdote. No mesmo ano de 1962 foi transferido para Ana Rech, onde no Colégio Normal Rural.

De 1963 a 1967 retornou para o Seminário em Fazenda Sousa. Em 1968 foi transferido para o Abrigo de Menores de Caxias, onde ficou até meados de 1972. A nova obediência o conduziu ao Seminário São José de Orleans. Aí dedicou grande parte de sua vida aos seminaristas e, durante 20 anos foi animador vocacional nas escolas do sul de Santa Catarina.

Em 1966 foi transferido para Porto Alegre para acompanhar os postulantes. Em 1967, no mês de setembro, foi enviado para a Itália para participar de um curso para Mestres de noviços. E em 1999, a Providência o enviou para Caxias para assumir o noviciado.

Em 2008, a obediência o reconduziu para Orleans, onde começou a nova modalidade de Seminário em Orleans: o Seminário Doméstico. De 2010 a 2011 a Providência o guiou pelo caminho da dor (trigêmeo) e o retirou da vida ativa. Em 2011 retomou suas atividades no Seminário de Orleans.

Com informações do Portal dos Josefinos Murialdo

Notícias Relacionadas

Luiz Flávio de Oliveira apita jogo do Criciúma no Maracanã

Luiz Flávio de Oliveira apitou Criciúma e Botafogo no turno, com vitória do Tigre por 2 a 1

Mar Revolto: A Batalha pelo Poder na Revolta da Armada

3ª edição do Dia de Campo da Integração da Granja Faria celebra resultados de 2024

A confraternização anual da unidade de Lauro Müller contou com entrega premiações, palestras e feira de exposições, promovendo inovação e reforçando parcerias.

Bandidos invadem residência, amarram moradores e roubam dinheiro em Jaguaruna