Economia

Sul do Estado no aguardo da chuva

Na região, oito municípios decretaram situação de emergência.

Municípios da região Sul de Santa Catarina estão decretando situação de emergência em virtude da estiagem. A ausência de chuva nestes primeiros meses de 2012 afeta a agricultura, causando prejuízo a milhares de produtores. Apesar da ajuda dada pelo Estado até março, a situação nos municípios não mudou para melhor. Balneário Gaivota, Criciúma, Içara, Maracajá, Meleiro, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio. Estes são os municípios que já decretam situação de emergência.

"O Estado ajuda fazendo alguns levantamentos e também entrega de sementes, além do apoio aos agricultores do Sul que fizeram financiamentos através do Programa Juro Zero, com a liberação de R$ 1,5 milhão para o pagamento de juros. Porém, mais do que isso, não conseguimos fazer, a chuva tem que cair para melhorar esta situação", reconhece o Secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues.

A situação mais complicada é nas áreas entre a BR-101 e a praia, pois nestes lugares o terreno é muito arenoso, então não retém umidade, o que exige ainda mais água. Segundo informações do meteorologista e engenheiro agrônomo da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, as culturas mais afetadas são as de feijão, milho e mandioca, que já estão perdidas, junto com as pastagens. Em Araranguá e região, de acordo com o engenheiro agrônomo e gerente regional da Epagri de Araranguá, Clódis Brito, a má qualidade das pastagens refletiu em uma queda bastante expressiva na produção de leite.

Previsão de chuva

A chuva que caiu em alguns locais nas últimas horas está longe de ser suficiente. Para sábado, a previsão do tempo aponta chuva em toda a região Sul, principalmente no fim da tarde e à noite. "Mesmo que chova sábado, ainda não vai resolver o problema, só amenizar, porque em março e abril, por enquanto, choveu menos da metade do que seria considerado o ideal para o período", explica Sônego.

Somente em maio e junho a situação deve normalizar. São os efeitos do La Niña, fenômeno climático que acontece em anos quando o Oceano Pacífico fica com a água mais fria na região do Equador terrestre, gerando o clima mais seco no Sul do Brasil.

Engeplus – Vanessa Amando