Na região, oito municípios decretaram situação de emergência.
Municípios da região Sul de Santa Catarina estão decretando situação de emergência em virtude da estiagem. A ausência de chuva nestes primeiros meses de 2012 afeta a agricultura, causando prejuízo a milhares de produtores. Apesar da ajuda dada pelo Estado até março, a situação nos municípios não mudou para melhor. Balneário Gaivota, Criciúma, Içara, Maracajá, Meleiro, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio. Estes são os municípios que já decretam situação de emergência.
"O Estado ajuda fazendo alguns levantamentos e também entrega de sementes, além do apoio aos agricultores do Sul que fizeram financiamentos através do Programa Juro Zero, com a liberação de R$ 1,5 milhão para o pagamento de juros. Porém, mais do que isso, não conseguimos fazer, a chuva tem que cair para melhorar esta situação", reconhece o Secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues.
A situação mais complicada é nas áreas entre a BR-101 e a praia, pois nestes lugares o terreno é muito arenoso, então não retém umidade, o que exige ainda mais água. Segundo informações do meteorologista e engenheiro agrônomo da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, as culturas mais afetadas são as de feijão, milho e mandioca, que já estão perdidas, junto com as pastagens. Em Araranguá e região, de acordo com o engenheiro agrônomo e gerente regional da Epagri de Araranguá, Clódis Brito, a má qualidade das pastagens refletiu em uma queda bastante expressiva na produção de leite.
Previsão de chuva
A chuva que caiu em alguns locais nas últimas horas está longe de ser suficiente. Para sábado, a previsão do tempo aponta chuva em toda a região Sul, principalmente no fim da tarde e à noite. "Mesmo que chova sábado, ainda não vai resolver o problema, só amenizar, porque em março e abril, por enquanto, choveu menos da metade do que seria considerado o ideal para o período", explica Sônego.
Somente em maio e junho a situação deve normalizar. São os efeitos do La Niña, fenômeno climático que acontece em anos quando o Oceano Pacífico fica com a água mais fria na região do Equador terrestre, gerando o clima mais seco no Sul do Brasil.
Engeplus – Vanessa Amando