Junto com a chuva forte veio granizo e vento
Os moradores do Sul do Estado foram surpreendidos, por volta das 15 horas desta terça-feira, por uma chuva forte. Em alguns lugares, como Criciúma e Nova Veneza, a chuva chegou acompanhada de granizo, trovoadas e relâmpagos. A escuridão no início da tarde anunciou a chegada do mau tempo. O temporal durou cerca de 20 minutos. Em alguns locais, em Criciúma, há água acumulada na pista, como nos arredores do Criciúma Shopping, avenida Centenário e avenida Santos Dumont, além da região da rodoviária.
Segundo matéria do site Engeplus, o meteorologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, explica que essa tempestade já estava prevista. Ela é causada por uma linha de instabilidade associada a uma frente fria. É o choque do ar frio vindo da Argentina com o ar quente que estava sobre o Brasil. Nuvens muito densas, chamadas de cumulu nimbus, as quais chegam a mais de 10 quilômetros de altura, são responsáveis pelas fortes trovoadas e queda de granizo, fenômenos ocorridos em algumas cidades da região Sul catarinense.
"Esse sistema veio do Rio Grande do Sul e está subindo. A tempestade já esteve em Santa Rosa do Sul, Sombrio, Araranguá e agora em Criciúma. Ela vai enfraquecer nas próximas horas, mas deve voltar ainda nesta noite, com novas chances de trovoadas e granizo", alerta o especialista. A temperatura mínima registrada em Criciúma foi de 18ºC e chegou a 28ºC.
Em Nova Veneza, forma atingidas as localidades de São Bento Baixo, Jardim Florença e Caravaggio. O granizo causou transtorno para motoristas e moradores. O prefeito, Evandro Gava, e o vice, Zé Spilere, acompanham os estragos, principalmente, na agricultura. Uma equipe da secretaria de Obras também avalia os prejuízos.