A Audiência Pública para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA, para que seja implantada a subestação de energia em Siderópolis, foi realizada nessa terça-feira (12), no Centro de Eventos São Luiz Orione. Com a implantação desse empreendimento, a população local e regional será beneficiada com o aumento de segurança energética, fator essencial para o desenvolvimento, crescimento econômico e geração de empregos.
O empreendimento será responsável por abastecer cinco linhas, nas cidades de Biguaçu, Forquilhinha, Abdon Batista e Campos Novos, além de Siderópolis. A EDP Energias do Brasil e Celesc Geração S.A, por meio do Consórcio Aliança, são as concessionárias que serão responsáveis pelas instalações elétricas do Lote 21/Siderópolis. As linhas de transmissão são aéreas, com extensão total prevista de 431,5 km e nas tensões de 525 kV e 230 kV, dentro do Estado de Santa Catarina.
A implantação das linhas e a subestação que compõem o Lote 21 está prevista para durar aproximadamente 20 meses e só começará após a emissão da licença prévia pelo órgão ambiental, atestando a viabilidade dos empreendimentos, e da licença de instalação, autorizando a implementação das obras.
Estavam na audiência, o prefeito Hélio Cesa, o Alemão; o vice-prefeito Xande Feltrin; o presidente da Câmera de Vereadores, Franqui Salvaro, e demais vereadores; a presidente da Famsid (Siderópolis), Franciele Cândido Ferreira; o gestor Executivo da EDP, Eduardo Santarelli; e o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Enio Branco; além de secretários municipais e comunidade.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis