A busca pelo Conhecimento

Stalingrado e a História por Trás de uma Batalha Épica

Imagem: arquivo RIA Novosti

Entre as inúmeras batalhas travadas durante os anos da segunda guerra mundial, temos que dar destaque para a batalha de Stalingrado, a maior e mais sangrenta desse período. Ela foi parte da operação ‘’Barbarosa’’, iniciada pelo regime nazista de Adolf Hitler e que tinha por intuito invadir três grandes cidades da União Soviética: Leningrado, Moscou e Stalingrado.

Anterior ao início da segunda guerra mundial, a União Soviética e a Alemanha tinham assinado um pacto em que consistia na ‘’não agressão’’, ou seja, eles se comprometiam a não invadir o território do outro caso explodisse uma nova guerra. Entretanto Hitler rompeu o tratado quando enviou suas tropas para o lado oeste da Europa que chegaram a Stalingrado em 17 de julho de 1942, uma cidade rica em minério e petróleo e a qual fazia referência ao nome de Josef Stalin, grande líder da União Soviética, marcando assim o início do conflito.

Ao chegarem no local, os alemães enfrentaram uma grande resistência por parte dos soviéticos que se escondiam em escombros e becos para lançarem um ataque surpresa as forças alemãs. Conforme o tempo ia passando e o exército alemão sofrendo muitas baixas, o general Von Paulus percebia que a sorte não estava pendendo para o lado alemão, porém as ordens de Hitler eram para que continuassem a atacar. No dia 31 de janeiro de 1943, com mais 200 mil soldados mortos, o general alemão se rendeu, juntamente com o restante de sua tropa e o conflito encerrou dois dias após, em 02 de fevereiro de 1943.

Essa batalha acabou mostrando ao mundo que o exército soviético poderia vencer as tropas de Hitler e marcou uma reviravolta no cenário da guerra, pois a partir daí, o exército alemão começa a decair, passando a recuar em muitos pontos de ataque. Atualmente a cidade de Stalingrado chama-se Volgogrado e possui uma grande estátua chamada ‘’Mãe Pátria’’ no alto de uma colina que tem por objetivo homenagear todos os soldados soviéticos que lutaram na batalha em defesa a cidade.

Fontes consultadas:

BEZERRA, Juliana. Batalha de Stalingrado. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/batalha-de-stalingrado/. Acesso em: 19 nov. 2024

SILVA, Daniel Neves. Batalha de Stalingrado. História do Mundo, Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/batalha-stalingrado.htm?form=MG0AV3 Acesso em 19 nov. 2024

Notícias Relacionadas

Empreendedorismo feminino: o papel do CT Satc no apoio a mulheres que buscam abrir o próprio negócio

No Brasil, 54,6% das 47,7 milhões de pessoas com intenção de empreender são do gênero feminino

Dia da Consciência Negra: como ficam os serviços do Estado nesta quarta

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, alguns serviços estaduais em Santa Catarina terão o funcionamento alterado.

Começa o Conselho Técnico que define o formato do Catarinão 2025

Encontro está acontecendo agora na sede da FCF, em Balneário Camboriú

Rodovias estaduais de SC registram 60 acidentes e duas mortes no feriadão da República

Os acidentes resultaram em duas mortes e deixaram 49 pessoas feridas, enquanto outras 25 saíram ilesas.