A Central de Videomonitoramento Urbano de Orleans foi inaugurada pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina – SSP/SC na manhã dessa quarta-feira (18). Ela está instalada nas dependências do quartel da Polícia Militar, onde estão conectadas e ativadas dez câmeras, distribuídas por toda a cidade.
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante da Polícia Militar da Guarnição Especial de Içara, tenente coronel Darci Rodrigues Junior, e o comandante da Polícia Militar de Orleans, 1º tenente Daniel Comerlatto, receberam as demais autoridades da área de segurança pública e autoridades municipais.
Se fizeram presentes na oportunidade, o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Artur Nitz; o delegado regional de Criciúma, Jorge Koch; a promotora e o delegado de Polícia Civil da Comarca de Orleans, Lara Zappelini Souza e Bruno Sinibaldi, respectivamente; o comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Orleans, 1º sargento BM João Carlos de Araújo; o prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes (PSD); e o vereador Antonio Dias André (PMDB), o Geada, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro João Orben (PMDB), e demais vereadores.
"As câmeras distribuídas na cidade multiplicam os olhares dos policiais militares. O delinquente, ao saber que está sendo monitorado, vai evitar circular nos locais com câmeras. Se ele for ousado e resolver transgredir a lei, através do monitoramento, a Polícia Militar poderá dar uma pronta resposta para a ação desse delinquente, saber a fisionomia dele, para que lado se deslocou e qual veículo utilizou. A Polícia Civil também terá benefícios na investigação. Sendo assim, as forças policiais poderão garantir mais segurança à sociedade”, destacou o tenente coronel Darci Rodrigues Junior.
Grubba, por sua vez, falou sobre dificuldades encontradas na área de Segurança Pública. “Eu não vou falar sobre as câmeras de videomonitoramento porque o tenente coronel Darci foi bem claro. A maior demanda da Segurança Pública de Santa Catarina é o efetivo e assim será por muitos anos. Isso ocorre desde que eu assumi, em 2011. Desde então, foram 22 editais de concursos. Somadas as nomeações da PM, PC, BM e administrativos do Detran, nós chegaremos a quase seis mil novos servidores na Segurança Pública do Estado. Lamentavelmente, o mesmo tanto de profissionais ou mais foram para a reserva remunerada ou para a aposentadoria. Infelizmente, este é um problema enfrentado em todo o Brasil”, explicou o secretário.
Para o prefeito de Orleans, a sensação é de segurança e gratidão. “A tecnologia se associa à segurança. Com certeza, a população de Orleans está mais confiante. A Polícia Civil e Militar atuam em conjunto conosco para proporcionar este momento de alegria e agradecimento. Em breve, será inaugurado o Centro de Identificação de Orleans, que irá atender, possivelmente, Orleans e região, e também foi um esforço conjunto com o Instituto Geral de Perícia – IGP”, adiantou Marco.
Sobre o sistema
Dez câmeras foram instaladas em locais escolhidos tendo em vista os índices de criminalidade da cidade. Dessa forma, a entrada e a saída do município são monitoradas 24 horas por dia. Além de checar as imagens em tempo real na central de monitoramento, que fica localizada no pelotão da PM, também é possível realizar consultas nos arquivos de dias anteriores.
O investimento de R$ 250 mil é proveniente de uma parceria entre o município e a SSP, através do programa Bem-Te-Vi-Segurança por Videomonitoramento. A ferramenta auxilia tanto na prevenção quanto na investigação, atuando diretamente no combate ao crime. As câmeras são equipamentos modernos, com alto poder de aproximação e capacidade de giro em 360 graus.
[soliloquy id=”179240″]