Cultura

Solenidade marca abertura da exposição do artista plástico Luiz de Souza em Lauro Müller

A exposição segue até o dia 11 de agosto e o acesso ao local é gratuito.

O Governo do Município de Lauro Müller abriu oficialmente na noite desta sexta-feira (5) a Exposição de Pinturas do artista plástico, natural de Lauro Müller, Luiz de Souza. No total, 20 obras entre pinturas, desenhos e gravuras, estão expostas na antiga Estação Ferroviária, atual sede do Eco Museu Serra do Rio do Rastro e Centro de Informações Turísticas.

Apresentações culturais marcaram a solenidade de abertura que contou com a participação do Grupo de Teatro Arte e Resgate, Coral Anjos Mineiros e do Grupo Bem Viver.

O prefeito Fabrício Kusmin Alves, ao lado da primeira-dama, Gilvania Coan Miranda Alves, a Vaninha, registrou sua felicidade de poder estar recebendo essa exposição, que valoriza a cultura no município. “Sempre foi um sonho meu poder valorizar os grandes artistas de Lauro Müller, que não residem mais aqui, e que levam o nome de nossa cidade para outros lugares do mundo, como Luiz de Souza. Uma cidade se faz da história, do trabalho, do progresso e também da cultura do seu povo, e é isso que estamos fazendo aqui nesta noite”, destacou Fabrício.

Bastante emocionado, o artista lauromüllense falou da honra de estar vivenciando esse momento ao lado de seus familiares, amigos de infância e professores, todos que de uma forma ou de outra contribuíram com sua carreira. “Estou muito feliz de poder estar aqui. Já expus meus trabalhos em vários países, mas hoje posso dizer que é o momento mais importante, é o momento em que estou voltando para mostrar que sim, é possível. A arte é muito importante, ela tem o poder de purificar e tornar as pessoas mais sensíveis. Tenham a certeza que minhas obras têm um pouco da minha infância, de tudo que vive aqui, do local onde nasci, dos meus amigos e familiares”, disse Luiz de Souza, que atualmente resiste em Curitiba, capital do Paraná.

Ele morou em Lauro Müller até os 22 anos de idade. Estudou o ensino fundamental na Escola Engenheiro Ernani Cotrin, no Distrito de Guatá e o ensino médio na Escola Walter Holthausem.

A exposição segue até o dia 11 de agosto e o acesso ao local é gratuito. O horário para visitação é das 14h às 22h. A partir de segunda-feira, alunos das Escolas Estaduais e Municipais estarão visitando o local, conforme cronograma elaborado pela Secretaria de Educação.

Saiba mais sobre Luiz de Souza: 45 anos, artista plástico catarinense, nascido em Lauro Müller, no Distrito de Guatá e radicado em Curitiba desde 1995.

Intuitivo e autodidata, dedica-se ao desenho desde a infância, quando obteve as primeiras premiações. Trabalhou como ilustrador e pintor de murais em igrejas de algumas cidades de Santa Catarina. Iniciou-se na pintura a óleo em 1996, participando já nesse mesmo ano em exposições coletivas e, no ano seguinte, 1997, fez sua primeira individual. Dando continuidade, nos anos seguintes, participou de várias individuais, coletivas e salões sendo premiado várias vezes.

Suas primeiras influências foram os pintores renascentistas e pré-rafaelitas. Pesquisando os artistas surrealistas, assimilou técnicas e influências de Magritte, De Chirico, Dali e Campanella. Desenvolveu várias técnicas, reinterpretando e reinventando conceitos, criou uma abordagem original mixando as várias influências que coloca a sua obra num contexto atemporal.

[soliloquy id=”187984″]