Responsável por despertar os recrutas todas as manhãs ao alvorecer do dia, há cinco anos Allan Wallance Mazzaro resolveu seguir seu sonho: se tornar um militar. Hoje, em comemoração ao Dia do Soldado, o cabo Allan, que também é auxiliar do comandante, afirma que é realizado com a profissão que escolheu para sua vida.
Allan conta que entrou para a 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria de Tubarão de forma voluntária. “Sempre tive vontade de servir o exército e hoje tenho satisfação com o que faço. Tudo muda quando nos tornamos soldados. Se for fazer um balanço de hoje e cinco anos atrás, sou outra pessoa”, fala o cabo.
O dia a dia de um soldado começa cedo. “Às 6h da manhã os recrutas, ou seja, os novos soldados devem estar de pé e prontos. Eu sou o responsável por despertá-los”, fala Allan. Em seguida, cada um segue para suas funções. “A vida de um recruta inicia quando completa 18 anos e segue por vários anos, se assim este desejar”, comenta o cabo.
Entre as funções desempenhadas pelos soldados está a participação junto à sociedade. “Estamos prontos para servir, seja qual for o chamado. Quando entramos no quartel nossa cabeça muda e ficamos felizes pelo trabalho desempenhado. Este dia, ou seja, o Dia do Soldado nos serve de comemoração”, completa Allan.
A data
No Brasil, aos 25 dias do mês de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.
Com informações do Jornal Diário do Sul