O sódio é um mineral que unido a outro mineral, o cloro, forma o cloreto de sódio, (Sal). Outros minerais, como o iodeto de sódio ou nitrato de sódio, são também formados pelo sódio. O sódio ou Sal pode vir de três origens diferentes, existindo em quase todos os alimentos, formando diversos sais.
Os alimentos de origem vegetal, frutas e cereais e leguminosas, contém pouquíssima concentração de sódio. Os alimentos de origem vegetal que contém uma maior concentração de sódio são as algas, aipo, espinafre, e hortaliças. Nos alimentos de origem animal o sódio apresentasse em maior concentração como é o caso de leite, carnes, ovos, e do peixe.
Além de estar presentes nos alimentos in natura o sódio pode ser adicionado em forma de Sal nos produtos como nos embutidos, carnes curadas, queijos e nos produtos industrializados. Nos produtos industrializados o sódio pode aparecer com outros nomes como o alginato ou benzonato de sódio ou glutamatomonossódico.
O consumo excessivo de sódio pode provocar aumento da pressão arterial (hipertensão). A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de um quarto da população adulta que vive nas capitais do país.
Nos dias atuais a população está consumindo cerca de 5 g de sódio por dia, valor que ultrapassa limite recomendado de ingestão 2g de sódio por dia. A maior parte do sódio consumido no Brasil, hoje, vem do sal de cozinha. A culinária brasileira, ainda está baseada em alimentos frescos e refeições preparadas com combinações de ingredientes culinários que é o caso dos temperos prontos que contém grandes concentrações de Sal.
Pesquisas apontam que o sódio contido nos alimentos industrializados aumentou de 16% para 19%.