O deputado estadual Patrício Destro (PSB) esteve, na manhã desta quinta-feira (10), na Secretaria Nacional dos Portos, em Brasília, para uma reunião com o assessor especial do ministro dos transportes, portos e aviação civil, Luiz Otávio Oliveira Campos. O assunto foi a falta do pagamento complementar da aposentadoria de cerca de 60 ex-funcionários do Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina.
O parlamentar, acompanhando do presidente do Sindicato dos Portuários de Imbituba, Jardel Guimarães Gonçalves, entregou ao representante do ministério um dossiê explicando como era feito o pagamento das aposentadorias antes do porto ser administrado pela SCPar e como acontece atualmente. A mudança teve início em 2012, após um convênio entre o Governo Federal e o governo de Santa Catarina.
Antes dessa alteração, os aposentados recebiam o benefício e uma complementação no salário. Hoje, o Porto de Imbituba continua fazendo a cobrança do valor que antes era repassado a esses trabalhadores que contribuíram tantos anos prestando serviço no local. A cobrança é de 5,5% nas operações portuárias, porém, este recurso ao invés de ser repassado aos aposentados, permanece retido no orçamento do porto.
“Os representantes do Governo Federal ficaram com toda a documentação levada nós e pediram um prazo até início de setembro para passar uma posição sobre a situação. Assim que o parecer for entregue, uma reunião com os responsáveis pelo Porto de Imbituba será agendada”, afirmou o deputado Patrício Destro.
Colaboração: Tatiana Sabatke / Comunicação deputado Patrício Destro