O Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom começa a colher os frutos do empenho e dedicação quanto às negociações dos acordos coletivos. No último dia 20, por exemplo, o Sitracom fechou acordo coletivo com o Sindicato dos Proprietários de Farmácias referente à data-base maio de 2015.
A negociação foi realizada na sede do Sindicato dos Comerciários de Criciúma. Entre os novos reajustes, ficou determinado um aumento de 10,16% para quem ganha até o piso, e 9,84% para quem ganha acima do piso, que ficou em R$ 1.080,00, vigente a partir deste mês de maio.
O ganho real ficou em 1,82% e 1,5% respectivamente, levando em consideração que a inflação é de 8,34%. O próximo passo do Sitracom será o de homologar o acordo na Delegacia Regional do Trabalho – DRT.
“Foi uma boa negociação. Mais uma vez o sindicato conseguiu um ganho real para os trabalhadores no ramo da farmácia,” salientou o presidente do Sitracom, Joelcio Cesar dos Santos, o Saba.
O sindicato já está encaminhando ofício para os escritórios de contabilidade, informando sobre o reajuste. O aumento, ainda conforme Saba deverá ser pago já na próxima folha, de junho, ou em julho com retroativo ao mês de maio.
Negociações prosseguem com comerciantes
Representante de quatro categorias, uma delas os comerciários, o Sitracom continua negociando com o Sindilojas, sindicato patronal representante dos comerciantes. A próxima reunião entre ambos os sindicatos será na próxima quarta-feira (27) no auditório do Sindilojas, no edifício Katiussi, no Centro de Araranguá. Caso não se chegue a um acordo, a negociação vai para dissídio.
Colaboração: Felipe Balthazar / Comunicação Sitracom