São contemplados nesta primeira etapa moradores dos bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista.
Com o objetivo de realizar os testes finais para entrega do primeiro Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Lauro Müller, a CASAN informa aos moradores que está autorizada a conexão dos imóveis ao sistema.
A Companhia orienta os proprietários a buscarem o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico, para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.
A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a Casan tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.
Investimento
Com uma rede coletora de 20 quilômetros e uma Estação de Tratamento apta a tratar até 20 litros por segundo, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Lauro Müller vai atender em sua primeira etapa 72% do município – um dos índices mais altos de Santa Catarina.
São contemplados nesta primeira etapa moradores dos bairros Centro, Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista. O investimento é de R$ 19,8 milhões, recursos da própria CASAN (15%) e financiados junto à Caixa Econômica Federal (85%).
Saiba mais
Como fazer a ligação?
Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você também pode observar na imagem abaixo.
Qual profissional contratar para essa ligação?
A Companhia já realizou um curso gratuito para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) da cidade. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos no site da Casan
Posso contratar outros profissionais que não os que fizeram o curso?
Sim. A responsabilidade de contratação do profissional é do proprietário, que deve procurar alguém habilitado e que seja de sua preferência e confiança. O curso ministrado pela Companhia é apenas uma instrução básica, não tendo a empresa inferência sobre a qualificação dos profissionais. Assim que passar o período de isolamento social, a Companhia ministrará outro curso de capacitação no município.
Água das calhas vai para rede de esgoto?
Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.
Caixa de gordura deve ser mantida?
Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
O que faço com a fossa séptica?
Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.
Até quando devo fazer essa ligação?
O quanto antes o morador fizer a ligação, melhor para a saúde do bairro, dos moradores vizinhos e do imóvel beneficiado. Com essas ligações executadas, a CASAN poderá colocar a Estação de Tratamento em funcionamento, avaliando sua operação e realizando eventuais ajustes.
Quando começa a cobrança pelo serviço de esgoto?
Ainda não há data para se iniciar o faturamento de esgoto em Lauro Müller. E a conexão do imóvel à rede de esgoto não está ligada à cobrança de fatura.
Atenção:
Solicite à fiscalização da CASAN informações adicionais antes da execução do seu Ramal Interno quando:
· Existir instalação sanitária (WC) situada abaixo do nível da rua.
· A rede coletora já estiver assentada na calçada oposta à do seu imóvel.
· For necessário passar o ramal interno pela propriedade de terceiros.
· No caso de imóveis com esgotos que não sejam tipicamente de higiene e limpeza. Por exemplo: indústrias, bares, postos de gasolina, etc.