Geral

Sistema de baixa pressão traz muito frio a SC e pode ter neve no final de semana

Meteorologistas acompanham a possibilidade de formação de um ciclone na costa de SC e RS, neste sábado e domingo.

Foto: Divulgação/Ciram Epagri

Depois de várias semanas de tempo quente, seco e de muito sol, o outono resolveu dar as caras de vez e trazer mudanças no clima em Santa Catarina. Está previsto para o próximo final de semana o declínio acentuado da temperatura e chuva em grande quantidade. Ela será persistente em todo Estado, principalmente no Litoral.

De acordo com a previsão da Epagri/Ciram entre esta terça e sexta teremos chuva mal distribuída e temperaturas mais amenas. No sábado e domingo haverá um declínio acentuado na temperatura, tempo úmido e condição de chuva a qualquer hora do dia.

Isso porque, o Estado está sob a influência de um sistema de baixa pressão, que segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, é acompanhado pelo órgão e pela Defesa Civil devido a possibilidade da formação de um ciclone muito próximo da costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O fenômeno poderá vir com fortes rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h em alguns momentos na região do Litoral Norte do Rio Grande Sul e todo Litoral Catarinense.

Marilene frisa que são projeções de modelos que vem indicando um cenário crítico para o Estado, mas também não descarta a possibilidade de o sistema de baixa pressão ganhar força e formar o ciclone.

“Caso a previsão da formação do ciclone se concretize, a população será avisada com antecedência. Do contrário teremos apenas um clima mais frio e muita chuva, acompanhado de trovoadas”, explica.

O modelo GFS (Global Forecast System) projeta rajadas de 93 km/h em Laguna/SC, 71 km/h em Torres/RS e 90 km/h em Garopaba/SC. Além das fortes rajadas de vento, a ressaca poderá provocar possíveis problemas na costa dos dois Estados. O modelo segue mantendo um cenário com ondas de até 6.3 metros na praia de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, mas também ondas de 6.2 metros em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Neve na Serra

Com o avanço de uma massa de ar frio do norte da Argentina para o interior do Brasil há possibilidade de neve em Santa Catarina entre sábado e domingo. A partir da próxima semana (21/05) o tempo volta a ficar seco trazendo sol e muito frio em todas as regiões do Estado, com condição de geada nas áreas mais altas.

Com informações do Notisul

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’