Nem mesmo os locais históricos de Laguna estão fora do alcance dos ladrões. Na semana passada, o Museu Casa de Anita teve sua porta lateral arrombada, e do local foram furtados R$ 300 da arrecadação de ingressos. E ontem foi a vez do sino do museu ser o alvo. O objeto fazia parte do espaço histórico.
Em ambos os casos, Boletim de Ocorrência foi registrado. De acordo com a prefeitura de Laguna, o sino do Museu Anita Garibaldi, instalado no alto da escada do segundo andar, foi levado possivelmente durante a madrugada, já que a ausência do objeto foi constatada durante a manhã.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Cultura de Laguna, imagens do sistema de monitoramento dos arredores poderão indicar o que ocorreu. Ainda com relação ao museu, moradores da cidade estranharam quando alguns móveis eram retirados do interior do espaço.
A assessoria explica que trata-se de alguns expositores que pertenciam ao acervo garibaldino, do arquiteto e escritor Wolfgang Ludwig Rau, então situado na Casa Pinto d’Ulysséa, e que foi transferido da Fundação Lagunense de Cultura para a Udesc, em cessão de comodato pela Fundação Catarinense de Cultura, que ficará responsável pelas peças.
Com informações do Jornal Diário do Sul