O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região (Siserp), deve ir à Justiça para buscar a derrubada do Projeto do Executivo que corta o pagamento de salários de servidores licenciados para exercerem mandatos nos sindicatos.
O PE 94/2023 foi aprovado na noite dessa terça-feira, 29, por 15 votos favoráveis, contra dois, na Câmara de Vereadores de Criciúma.
Veja matéria sobre a aprovação do projeto:
Prefeitura de Criciúma corta salários de servidores cedidos à causa sindical
De acordo com a presidente do Siserp, Jucélia Vargas, o legislativo de Criciúma, mais uma vez teria demonstrado desconhecimento sobre as leis, pois o projeto aprovado fere a liberdade e a autonomia sindical.
“Esta é uma prática ditatorial de tentativa de acabar com o sindicato, que foi construído com muita luta ao longo dos anos”. Ainda segundo a presidente, “quem aplaude um projeto deste, também desconhece as conquistas de direitos essenciais dos trabalhadores, graças aos movimentos sindicais”.
“Vamos judicializar esta decisão e seguir com o movimento sindical, buscando parcerias. O projeto nada mais é do que uma tentativa de se opor a quem tem atuado contra os desmandos do prefeito Clésio Salvaro. Ao longo de dois anos foram mais de duas mil ações judiciais por descumprimento de direitos”, acrescentou a presidente.
“Por tudo isso o prefeito fica indignado e os vereadores são suas marionetes, então cabe ao sindicato mostrar os erros e buscar os direitos dos trabalhadores”, destacou Jucélia.