Geral

Simulado operacional marca Dia Nacional dos Bombeiros em Braço do Norte

As pessoas presentes puderam conhecer ainda os equipamentos e objetos utilizados no dia-a-dia no socorro às vítimas.

O Corpo de Bombeiros de Braço do Norte realizou na manhã deste sábado (02) um simulado operacional em um edifício inacabado, localizado na Avenida Filipe Schimdt, no centro da cidade. Durante a operação em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, os militares simularam salvamento de vítimas de um incêndio.

A ação coordenada pelo Comandante da 3ª Companhia, Tenente Araújo, iniciou por volta das 10h30min e contou com a participação de 16 bombeiros militares e comunitários das guarnições de Braço do Norte e São Ludgero.

 “O prédio tem cinco andares. Simulamos um incêndio no segundo andar do edifício com vítimas impossibilitadas de sair do local. Além da fumaça artificial no local, foram utilizadas escadas, técnicas de rapel e tirolesa, além do atendimento de emergência primária às vítimas. Demonstramos assim que estamos sempre preparados para qualquer situação de resgate”, ressalta o Sargento Ronaldo.

Na avenida onde acontecia a simulação, curiosos observavam atentos a simulação de resgate do Corpo de Bombeiros. Foram utilizados ainda o caminhão ABTR e a ambulância ASU para a simulação. As pessoas presentes puderam conhecer ainda os equipamentos e objetos utilizados no dia-a-dia no socorro às vítimas.

“É de nosso interesse mostrar à população como é importante e delicado o nosso serviço. Todos os bombeiros aplicam toda a sua boa vontade na hora das situações de socorro. É bom que todos conheçam mais o trabalho do Corpo de Bombeiros da sua cidade ou região”, finaliza Ronaldo.

 A data

No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar.

A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência.

Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Conforme o Brasil Escola, antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade.

As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.

[soliloquy id=”184627″]