Durante o Festival da Montanha os visitantes puderam praticar caminhadas, cavalgadas, mountainbike, canoagem e standup peddle no lago da barragem.
As belas paisagens de Siderópolis, sobretudo na região da Barragem do Rio São Bento, foram destaque no 3º Festival da Montanha e 8ª Expedição Xokleng, que aconteceram nesse final de semana. Os eventos, realizados paralelamente pelo Instituto Alouatta em parceria com o Governo Municipal, reuniram atletas, que participaram das corridas de aventura, praticantes das atividades do festival, e visitantes, a maioria vinda dos estados vizinhos do Rio Grande do Sul e Paraná. A sede do evento foi a Pousada da Serrinha, ao lado da barragem.
“A cada edição do Festival da Montanha plantamos mais uma semente para o desenvolvimento do turismo. O evento é voltado para o público que pratica ou gosta de esportes de aventura, mas a abertura para o público em geral é uma forma de mostrarmos que Siderópolis tem muito a oferecer para atletas e turistas”, destacou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.
Durante o Festival da Montanha os visitantes puderam praticar caminhadas, cavalgadas, mountainbike, canoagem e standup peddle no lago da barragem, além de palestras sobre temas relacionados a atividades ao ar livre. “Essas atividades recreativas do festival funcionam como estímulo, não só para a prática esportiva, mas também para mostrar o imenso potencial turístico que temos em Siderópolis”, afirmou o vice-prefeito, Xande Feltrin.
Expedição Xokleng “Memórias de São Pedro”
Considerada a melhor corrida de aventura do sul do país e uma das oito melhores do Brasil, a Expedição Xokleng escolheu Siderópolis para sua 8ª edição. Foram 40 equipes de duplas e quartetos, divididas nas categorias Expedicionária, com percurso de 110 quilômetros, e Adventure, com percurso de 45 quilômetros, todos dentro de Siderópolis, incluindo canoagem no lago da barragem, trilhas por comunidades como Montanhão, ciclismo pelo centro da cidade e até mesmo a passagem pelo túnel da Estrada de Ferro Tereza Cristina.
Na categoria expedicionária a primeira equipe chegou com o tempo de 16 horas e 18 minutos. “Esse é meu segundo ano na competição e espero estar em todas daqui para a frente”, disse Alexandre Rossi, que veio de Getúlio Vargas/RS, para participar da categoria expedicionária. “Top, muito top, a corrida, a organização, as paisagens. Tudo perfeito”, acrescentou a atleta Angela Pellicioli, que ficou em primeiro lugar nas duplas mistas da categoria adventure.
[soliloquy id="242909"]
“O evento foi excepcional, estamos muito satisfeitos. O lago com a serra ao fundo foi um diferencial que encantou os atletas e seus familiares”, enfatizou Paulo Cadallóra, presidente do Instituto Alouatta, um dos organizadores da prova e que deve definir em breve onde a expedição será realizada em 2018. “Tudo transcorreu como planejamos e nem a chuva impediu o sucesso do evento. A Expedição Xokleng é itinerante, mas em 2018 estaremos aqui novamente com o 4º Festival da Montanha”, contou Rosi Koch, do Instituto Alouatta e também organizadora do evento.
Resultados Expedição Xokleng
Categoria Expedicionária
Quarteto
1º – Nossa Vida – Gaspar/SC
2º – Chivunk – Florianópolis/SC
3º – Paz na Terra – Blumenau/SC
Dupla Masculina
1º – Malacara Race – Canoas/RS
2º – Vento Norte – Santa Maria/RS
3º – Santa Rita Adventure – Paranaguá/PR
Dupla Mista
1º – Audax – Curitiba/PR
2º – Papaventuras – Venâncio Aires/RS
3º – Tamojunto – Florianópolis/SC
Adventure
Dupla Mista
1º – Life Adventure Eco Ambiental – Passo Fundo/RS
2º – Black Aipim – Lageado/RS
3º – Nossa Vida/Lulis em Ação/ Gaspar/SC
Dupla Masculina
1º – AG Adventure – São Bento do Sul/SC
2º – Charrua – Florianópolis/SC
3º – Essa é Nossa Vida Atrás Delas – São Paulo/SP
Colaboração: Simone Costa – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Siderópolis