Saúde

Siderópolis ganha nova Unidade de Saúde

Mais de 1200 famílias serão atendidas no local, somando aproximadamente 4 mil sideropolitanos

Uma importante conquista na área da Saúde de Siderópolis foi entregue à comunidade na tarde desta quinta-feira (9).

A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município foi inaugurada durante uma solenidade oficial, que reuniu autoridades locais e a população em geral.

O prédio, localizado próximo à Rodoviária Municipal, abrigará os serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Rica, responsável por atender a maior parcela da população sideropolitana. A área de atendimento abrangerá mais de 1200 famílias, somando aproximadamente 4 mil pessoas.

A obra de 289,15 metros quadrados contou com um investimento de aproximadamente R$ 409 mil proveniente do Ministério da Saúde, obtido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). 

A partir desta sexta-feira (10) serão atendidos no local os moradores de parte da área central da cidade e dos bairros Vila Rica, Santa Luzia, Rio Albina, Cohab 2 e 3, Vila Caxias, Loteamento Savi, São Martinho Baixo e Vila Macarini.

Entre os trabalhos que serão ofertados na nova UBS estão os serviços de enfermagem, como curativos, medicações, aferição de sinais vitais, vacinas, inalação, exames preventivos e visitas domiciliares realizadas pelos profissionais.

O local também terá serviços de farmácia e de odontologia, atendimentos de clínica geral e pediatria e realização de eletrocardiograma. Entre a equipe de profissionais que atuarão no local também estão os do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e as agentes comunitárias de saúde.

Antes da construção do novo prédio, os serviços da ESF Vila Rica vinham sendo feitos na Policlínica São Lucas. Com as obras de reforma no local, a estrutura passou a atender em uma casa na área central da cidade, cujo espaço era limitado.

Agora a ESF passará a contar com um local construído especialmente para suprir as necessidades das famílias atendidas. “Eu quero pedir desculpas por todo o transtorno causado com as obras e com a mudança de local de atendimento da ESF. Só tenho que agradecer a compreensão de todos durante a construção do prédio e parabenizar o Governo Municipal e a população por mais essa conquista”, destacou a responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Glaucia Cesa Périco.

“Nós sempre apostamos que tirando a ESF Vila Rica do espaço da Policlínica São Lucas ficaria um ambiente de trabalho melhor para os profissionais e para os usuários que frequentam o local. Agora essa Unidade de Saúde trará conforto para o atendimento da população”, enfatizou o prefeito Hélio Alemão Cesa.

Durante a solenidade, Alemão ainda destacou que, dentro das próximas semanas, mais duas ordens de serviço voltadas à área da saúde devem ser lançadas no município: uma para a construção da UBS Dr. Gyrão e uma para a UBS do Rio Jordão. 

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de SIderópolis

[soliloquy id=”182104″]