Os municípios de Siderópolis e Treviso reuniram nessa segunda-feira (3), os educadores e a equipe diretiva da área educacional para a capacitação inicial que irá subsidiar tecnicamente a equipe gestora do PME – Plano Municipal de Educação, de ambas as cidades. Participaram também representantes de escolas públicas e privadas, e de instituições que trabalham com educação.
O consultor do Ministério da Educação para orientação dos planos educacionais, João Carlos da Gama, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, destacou que o momento é substancial em que o Plano Nacional de Educação está sendo aprovado, com maior detalhamento de propostas e de investimentos em educação. “O plano traz uma série de novidades, inclusive no aspecto da democratização das ações, onde as decisões, operacionalização, execução e avaliação passam potencialmente por todas as pessoas envolvidas”, comentou.
Já para Marly da Rosa Carvalho, educadora, que trabalha intensamente no Plano Municipal de Educação de Florianópolis o plano não é documento político de um governo determinado nem tampouco carta de intenções. “É exigência legal, tanto em nível nacional, quanto estadual e municipal. O PME que busca avaliar e cumprir metas estabelecidas; trabalha com demandas sociais”, esclareceu.
O próximo passo é a realização da formação de um grupo coordenador; seminários; reuniões e conferência municipal do PME.
Cris Freitas/Comunicação Prefeitura de Siderópolis
[soliloquy id=”29248″]