Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Helio Cesa (Alemão), o vice-prefeito Roni Remor (Lilo) e os secretários municipais estiveram reunidos a fim de discutir medidas para a contenção de gastos no município. Entre as ações acordadas está a adoção de turno único do atendimento da Prefeitura e a redução dos gastos com a folha de pagamento.
A partir do dia 1º de setembro, os salários do prefeito e do vice terão redução de 40%, enquanto a redução dos vencimentos dos secretários será de 20% e a dos demais cargos comissionados ficará em 10%.
De acordo com Alemão, tais medidas deverão gerar uma redução de aproximadamente R$ 500 mil nos próximos meses. “Essa economia é necessária para que possamos cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e para o equilíbrio das contas públicas, tendo em vista a brutal queda na receita dos municípios em função da crise da atividade econômica no Brasil”, explicou. Em janeiro, o quadro deverá ser reavaliado.
Atendimento em turno único
Também visando reduzir o custeio da máquina pública municipal, a Prefeitura de Siderópolis passará a atender em turno único, a partir da próxima quarta-feira (26). As repartições do Paço Municipal Antônio Feltrin funcionarão das 7h às 8h para expediente interno e das 8h às 13h para expediente externo.
O horário de atendimento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do Setor de Topografia, Engenharia e o administrativo da Secretaria de Saúde passará a ser das 7h às 13h. Já a Secretaria de Obras funcionará das 6h às 12h.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) permanecerão funcionando em horário normal, das 8h às 12h e das 13h às 17. Os serviços de coleta de lixo e os da Secretaria de Saúde que não são administrativos, como as unidades de saúde e o transporte de pacientes, também continuarão operando normalmente.
Colaboração: Suelen Bongiolo