Geral

Sicredi torna-se primeira mantenedora do Centro de Inovação Social em Criciúma

Instituição Financeira Cooperativa formalizou parceria para apoiar iniciativa da Associação Beneficente Abadeus

Foto: Divulgação

A cultura da inovação social e do empreendedorismo ganhou um novo apoio em Criciúma e região. O Sicredi, Instituição Financeira Cooperativa com mais de 6 milhões de associados, presença nacional e atuação local, por meio da cooperativa Sicredi Sul SC, formalizou na última sexta-feira, 26 de agosto, convênio com a Associação Beneficente Abadeus.

O objetivo é apoiar mensalmente a realização das atividades do Centro de Inovação Social da Abadeus, o CISA. O espaço é destinado a crianças, adolescentes, jovens e adultos de Criciúma e região, prioritariamente alunos da rede pública de ensino e empreendedores informais. “Este é o primeiro Centro de Inovação Social do estado e o objetivo é promover e popularizar a cultura da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo, com a capacitação e a conexão de pessoas ao conhecimento e ao pensamento criativo”, explica Shirlei Monteiro, diretora executiva da Abadeus .

No Cisa, são realizados cursos e trilhas de capacitação para o empreendedorismo e protagonismo dos participantes, impulsionadas pela colaboração e trabalho em equipe. “Mas não conseguiríamos realizar tudo isso sozinhos. Por isso a adesão do Sicredi como empresa parceira é tão importante”, completa a executiva.

A parceria entre Sicredi Sul SC e Abadeus se estenderá durante o período de doze meses. Além de recursos, a cooperativa acompanhará e apoiará a realização dos trabalhos no centro, apoiando-os quando envolverem áreas de conhecimento como finanças e educação financeira. “O trabalho da Abadeus é sério e completamente sintonizado com o que o Sicredi acredita: a educação e a inovação são caminhos sólidos para construir sociedades mais prósperas”, disse Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

Outras iniciativas regionais

Além do apoio ao Centro de Inovação Social, o Sicredi desenvolve no sul catarinense o Programa A União Faz a Vida, que envolve alunos de escolas de Criciúma e Balneário Rincão. Outra iniciativa social é o Projeto Cooperação na Ponta do Lápis, que promove educação financeira em empresas associadas e escolas parceiras. E por fim, o Fundo Social, que apoia 120 projetos de iniciativa comunitária em cidades do sul catarinense.