Geral

Sexta amanhece com o 12º dia consecutivo de geada na Serra Catarinense; veja os próximos dias

Nos próximos dias, uma frente fria vindo do Rio Grande do Sul pode trazer temporais, rajadas de vento e quedas de 20°C de temperaturas; confira imagens da geada

Foto: Divulgação

A sexta-feira (9), teve mais um amanhecer gelado no Vale do Caminhos da Neve, localizado a 3 km do centro de São Joaquim, na Serra Catarinense. A paisagem ficou esbranquiçada, por conta da geada, e encantadora para os turistas que aproveitam o feriadão.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação meteorológica do município registrou uma temperatura mínima de 0.3°C no Caminhos da Neve. Essa marca negativa marcou o 12º dia consecutivo de geada no local, totalizando 46 ocorrências de geada ao longo deste ano de 2023, conforme informações do meteorologista Mycchel Legnaghi, do Portal São Joaquim Online.

O mês de junho tem sido especialmente rigoroso, com todas as manhãs trazendo geada.

Confira as mínimas registradas nesta manhã de geada:

-3.2°C em Painel (PWS)
-1.6°C em São Joaquim (PWS)
-1.5°C em Bom Jardim (Epagri)
0°C em Urupema (Epagri)
0°C em Urubici (Epagri)
0.9°C em Fraiburgo (PWS)
2.1°C em Rio Rufino (Epagri)

Dados compilados de estações padronizadas particulares e governamentais.

Frente fria se aproxima trazendo chuva e rajadas de vento

A sexta-feira (9) começou com o céu claro em e predomínio de sol na maioria das regiões catarinenses, segundo a Defesa Civil. Porém, com o passar dos dias, uma frente fria deve se instaurar pelo Estado, trazendo chuva e rajadas de ventos para toda Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil, ainda nesta sexta a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 40% em praticamente todas as regiões no período da tarde. As temperaturas se elevam rapidamente com o predomínio do sol e ficam entre 19°C e 24°C no Meio Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí e entre 21°C e 29°C nas outras áreas.

No sábado (10), o dia não será muito diferente, com predomínio de sol na maior parte do Litoral e com variação de nuvens nas demais áreas. Entre a madrugada e a manhã há possibilidade de formação de geada nos planaltos e de nevoeiros pelo estado

O amanhecer com temperaturas próximas de 0°C nos pontos mais altos da Serra, variando entre 3°C e 14°C nos planaltos e no Meio Oeste e oscilando entre 12°C e 22°C nas outras regiões. À tarde, as máximas sobem bastante, marcando entre 19°C e 28°C nos planaltos e Meio Oeste e variando entre 24°C e 33°C no restante do estado.

A condição de tempo começa a mudar já na madrugada do domingo (11) em SC, com a aproximação e atuação de uma frente fria, que avança em direção ao Estado pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, provocando aumento de nuvens, pancadas de chuva e temporais em todas as regiões ao longo do dia.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Os temporais podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento intensas, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas, diz a DC.

Conforme a Defesa Civil, com a virada do vento e a grande cobertura de nuvens, as temperaturas apresentam queda acentuada de até 20ºC em relação ao mesmo horário do dia anterior.

No geral, os termômetros não variam muito ao longo do domingo, oscilando entre 5°C e 18ºC do Grande Oeste aos Planaltos e entre 11°C e 25°C nas demais áreas.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Semana começa com frio e tempo instável em SC

Segunda-feira amanheceu com temperaturas entre 4 e 16ºC no estado.

Operação Guarida flagra menores em situação de risco de exploração sexual no litoral e serra catarinense

Em Santa Catarina, os policiais visitaram 17 pontos vulneráveis, como boates e postos de combustível, identificados às margens das rodovias federais.