Segurança

Setor de empresa onde morreu trabalhador em explosão é interditado em Balneário Rincão

Ministério do Trabalho e Previdência identificou irregularidades no local e a vítima não tinha registro na carteira de trabalho

Foto: Divulgação Sindicato dos Trabalhadores

Após morte de trabalhador em explosão, o setor de reciclagem de tambores metálicos de uma empresa, situada em Balneário Rincão, no Sul catarinense, foi interditado nessa quarta-feira, 24, pelo MTP (Ministério do Trabalho e Previdência).

A decisão foi do auditor fiscal Luiz Osório do MTP após inspeção em toda planta da empresa, acompanhado do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Edson Rebelo. O setor ficará fechado por até 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias.

“Verificamos que o acidente ocorreu de forma previsível; muitas coisas precisam ser melhoradas e o objetivo da investigação é melhorar as condições do ambiente de trabalho para que não ocorram novos acidentes”, justificou o auditor fiscal.

Relembre o caso

Nessa segunda-feira 22, um trabalhador, de 60 anos, morreu enquanto limpava um tambor e saiu faíscas de uma lâmpada, provocando uma explosão. A situação também causou um princípio de incêndio que foi controlado pelos funcionários com auxílio de extintores.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Içara, a vítima foi encontrada no pátio da empresa, sobre a calçada, com queimaduras de 1°, 2° e 3°grau, suspeita de fratura na base do crânio e já sem sinais vitais.

Irregularidades na empresa

Com a vistoria, a principal preocupação do MTP foi em relação à utilização de produtos combustíveis, geradores de gás e explosões, na higienização dos tambores fechados, que já foram utilizados para outros produtos, alguns, igualmente inflamáveis.

Segundo o auditor fiscal, métodos e processos precisam ser alterados para garantir segurança. A substituição de solvente por soda cáustica, pode ser uma alternativa viável, que será testada pela empresa e se aprovada pode reduzir o prazo de interdição.

Na empresa, outro setor responsável pela produção de tambores abertos e demais processo de higienização e industrialização está com as atividades liberadas.

Nesse setor, são feitas embalagens utilizadas em indústrias metalúrgicas, entre outras, e até da alimentação para armazenar e transportar produtos, como o mel, por exemplo.

Multa

Os gestores da empresa também foram notificados de que serão multados em virtude do trabalhador morto, já que ele não tinha registro em CTPS (Carteira do Trabalho e Previdência Social), o que deveria ter ocorrido, apesar de ser aposentado pelo INSS.

Com informações ND+

Notícias Relacionadas

Mulher tem casa invadida após golpe em negociação de imóvel em Balneário Rincão

A vítima foi orientada a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, que já iniciou uma investigação sobre o caso.

Foragido do sistema prisional é capturado após perseguição em Tubarão

Após a abordagem, ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Tubarão, onde ficará à disposição da Justiça.

Mulher grávida morre em acidente entre carro e moto na BR-101, em Sombrio

O motorista do carro não se feriu e permaneceu no local do acidente

Idosa fica ferida após ser atropelada por ciclista na Avenida Centenário, em Criciúma

A ocorrência foi registrada e será analisada para avaliar as circunstâncias do acidente.