Nova escola pretende qualificar trabalhadores nas áreas de eletricidade, hidráulica, gestão, alvenaria, carpintaria, pintura e assentamento cerâmico
Na manhã desta quinta-feira, 30, estiveram reunidos no Senai de Criciúma empresários da região para a inauguração da nova escola da construção Civil que atenderá em torno de 400 alunos por ano. A importância desta qualificação se dá, segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) Jair Paulo Savi, devido à falta de pessoas que entendam de obra. “Há um desperdício de materiais em todas as obras, pois a maioria não tem experiência”, conta Savi.
Hoje, o Sinduscon possui 39 empresas associadas na região sul catarinense, mas a estimativa é que mais de 300 empresas atuem no setor. São mais de 5 mil empregos diretos.
Para o diretor do Senai de Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda, a implantação deste curso foi bastante discutida. Foi feito um estudo técnico na região para ver a necessidade de estar colocando a disposição o curso. “Agora pretendemos atender todo o estado de Santa Catarina, não só a região”, completa Arruda. As inscrições serão coordenadas pelo Senai.
Conforme o Portal Satc, esta é a quarta escola fixa da construção civil que o Senai implanta em Santa Catarina. As outras unidades estão localizadas em Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. Além de quatro unidades móveis que estão operando desde o inicio de 2012.
O presidente da Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) Glauco José Côrte diz que esta iniciativa contribui para a geração de empregos. “Estamos investindo na educação. São R$ 110 milhões por ano que estão sendo aplicados. Contamos agora com o apoio das empresas, para que as vagas sejam preenchidas”.
A inauguração foi encerrada com a bênção do bispo dom Jacinto Inácio Flach.