Nova marca, Carvão+, foi apresentada em evento realizado nessa quinta-feira, na sede da Acic
Ao longo dos mais de 100 anos de atividade, diversos foram os marcos e desafios para o Setor Carbonífero. Nessa quinta-feira, 14, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em Criciúma, o segmento viveu mais um desses marcos. Foi lançada a nova marca do Carvão Mineral: o Carvão+. Além disso, foi aberta a Mostra do Setor Carbonífero, dentro do Projeto de Cultura da Acic.
O auditório Jayme A. Zanatta ficou lotado com a presença prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e lideranças de diversos segmentos. Participaram, também, representantes das seis carboníferas que compõem o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), a Ferrovia Tereza Cristina, a Diamante Geração de Energia e os sindicatos laborais.
Para a presidente do Siecesc, Astrid Barato, a nova marca simboliza as mudanças que o setor viveu nesses últimos 20 anos no processo produtivo, no meio ambiente e na Transição Energética Justa, que busca por uma matriz industrial de baixo carbono.
“Hoje é um dia especial, um momento em que nos reunimos para celebrar uma nova marca, materializada neste novo momento para o Setor Carbonífero”, disse a presidente do Siecesc, Astrid Barato. “Ao longo de mais de duas décadas, temos trabalhado para impulsionar mudanças positivas na indústria do carvão, mas hoje estamos aqui para declarar que estamos prontos para ir além, para fazer mais”, acrescentou.
“Assim como o carvão se transforma em uma fonte vital de energia, nós do Setor Carbonífero também estamos nos transformando. Estamos abraçando novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, todos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente”, completou.
Mais que um novo momento, a mudança de marca busca uma renovação na comunicação com a sociedade. Uma forma de mostrar as ações desempenhadas pelas carboníferas como a recuperação ambiental, o tratamento de efluentes, o desenvolvimento de pesquisas de captura de CO2, entre outros.
“Parabenizamos o Sindicato da Industria do Carvão do Estado de Santa Catarina pela iniciativa de trazer um novo posicionamento de marca que reflete o que vem sendo realizado pela suas administrações, que está inserido na atuação industrial, na busca de novas tecnologias do uso e mineração do carvão, via apoio ao Centro Tecnológico da Satc; no investimento na recuperação ambiental da bacia carbonífera, nas ações sociais e inserção comunitária em nossa região”, destacou o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS), Fernando Zancan.
Durante a solenidade, foram chamados ao palco, além de Astrid e Zancan, o presidente da Acic, Valcir José Zanette, o diretor da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho; representando a Diamante Geração de Energia, o engenheiro Fábio Costa e o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores da Indústria de Extração do Carvão Mineral (Fitiec), Genoir dos Santos.
“Para a Acic, é motivo de grande orgulho sediar este ato marcante para o setor carbonífero, que lança sua nova marca, alinhada ao presente e ao futuro do carvão mineral. A história do carvão entrelaça-se à trajetória de crescimento e consolidação de Criciúma e da região Sul no cenário catarinense e nacional”, ressaltou Valcir José Zanette.
“Por todo esse legado, o Projeto Cultura Acic inicia com o carvão, uma série de exposições para resgatar e valorizar os segmentos que deram origem à história econômica de Criciúma”, reforçou o presidente da entidade empresarial.
A nova marca
A nova marca foi uma construção da Agência SDI, em conjunto com o Siecesc e Satc. O gestor da SDI, Jonatha Manique Barreto, explicou todo o processo de produção e as ações que estão sendo realizadas. O Carvão Mineral agora é Carvão +.
O símbolo + representa o novo momento e as múltiplas possibilidades que o futuro reserva ao setor. As cores representam a tecnologia e se conectam com o respeito e o cuidado com a natureza.
A tipografia limpa e direta mostra a nova forma de o segmento se comunicar. É uma nova identidade que representa a aliança que confia no carvão como uma fonte segura para assegurar um futuro sustentável para todos. O polígono que representa o carbono está presente na letra O.
A nova marca traz, ainda, o peso de uma indústria mais que centenária, que gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de R$ 5 bilhões por ano. Bem como das ações voltadas ao meio ambiente, à segurança, ao social, ao esporte, à educação e o novo momento do setor com a Transição Energética Justa, a busca por um modelo sustentável e de baixo carbono. Para isso, pesquisas estão em desenvolvimento no Centro Tecnológico da Satc, como a captura de CO2.
Além disso, um novo site está sendo formulado e através do Instagram (@carvaomais.siecesc), as pessoas ficarão bem informadas sobre as ações do Setor Carbonífero.
Assinaturas
Durante a solenidade foram realizadas diversas assinaturas de protocolo de intenções das ações que envolvem o Carvão+.
Convênio Satc e Centro Tecnológico
Um dos mais importantes legados do Setor Carbonífero para a região é a Satc. O Carvão+ e a Satc lutam juntos pelo desenvolvimento socioeconômico regional, uma parceria que chega aos 65 anos em maio.
A parceria entre as instituições prevê que 1% do faturamento bruto mensal das carboníferas deverá ser repassado à Satc, percentual que resulta em um expressivo valor anual. O investimento em pesquisa e inovação é fundamental para a sobrevivência de todos os segmentos econômicos.
Pensando nisso, o Setor Carbonífero desenvolve parceria anual com o Centro Tecnológico da Satc, para acompanhamento dos processos de recuperação ambiental e para o estudo de novas tecnologias, bem como novos produtos ligados ao Carvão Mineral e à geração de energia termelétrica.
Assinaram o convênio, a presidente do Siecesc, Astrid Barato, o reitor da UniSatc e CEO da Satc, Carlos Antônio Ferreira, e o diretor do Centro Tecnológico da Satc, Luciano Biléssimo.
Carvão Amigo: Eixo Social
Dentro do Projeto Carvão Amigo, são abordados os eixos Social, Educação e Esporte. No eixo Social, foi realizada a assinatura do protocolo de intenções do Carvão+ com as 12 entidades filantrópicas auxiliadas pelo projeto.
São elas: Bairro da Juventude, Abadeus, Nossa Casa, Banda Cruzeiro do Sul, AMA-REC, Apae Criciúma, Projeto Anjos Mineiros, Casa Guido, Casa do Egresso, Asilo São Vicente de Paulo, Cruz Vermelha e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma.
Carvão Amigo: Esporte
O futebol na Região Carbonífera teve suas origens nas iniciativas de diversos empresários e trabalhadores da mineração, todos apaixonados pelo esporte. Não há como se falar no futebol em nossa região sem lembrar de Itaúna, Atlético Operário, Próspera, Metropol e tantos outros que culminaram com a criação do Criciúma Esporte Clube, o nosso Tigre Carvoeiro, que traz em uma de suas cores o preto, que representa o Ouro Negro.
Como resgate de toda essa história, o Setor Carbonífero celebrou parceria com a Liga Atlética da Região Mineira – Larm, nos últimos oito anos. Foi realizada a assinatura de protocolo de intenções. Assinaram o protocolo a presidente do Siecesc, Astrid Barato, e o presidente da Larm, Guilherme Gomes. Em 2024 será realizado o Regional – Taça Carvão+.
Carvão Amigo: Educação
Durante a solenidade, foi assinado um protocolo de intenções referente aos projetos Proerd, da Polícia Militar; Protetores Ambientais, da Polícia Militar Ambiental; Pelotão Esperança, do 28º GAC, e Projeto Golfinhos, do Corpo de Bombeiros Militar.
Participaram da assinatura, além de Astrid, o comandante do 28º GAC, tenente-coronel artilheiro Luciano Souza; o comandante da 6º Região de Polícia Militar, coronel Vilson Schlickmann Sperfeld; o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, major Henrique Piovesan, e a sargento PM Roberta Rocha Matos, que representou a comandante da Polícia Militar Ambiental de Maracajá, tenente PM Brianna Tosetto de Souza.
Prêmio Acic de Jornalismo
Como forma de apoiar o jornalismo no Sul catarinense, o Setor Carbonífero assinou o protocolo de intenções dando continuidade à participação do Siecesc no Prêmio Acic de Jornalismo.
Neste ano, o Setor Carbonífero vai ampliar o número de matérias premiadas sobre o Carvão +. A assinatura foi realizada pelo presidente da Acic, Valcir José Zanette, e a presidente do Siecesc, Astrid Barato.
Mostra do Setor Carbonífero no Projeto Cultura Acic
Além do lançamento da marca, o Projeto Cultura Acic abriu a Mostra do Setor Carbonífero, na galeria de arte da entidade empresarial, que traz um resgate da história centenária da indústria que transformou Criciúma e segue impulsionando o Sul catarinense, com a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Maquetes, uma linha do tempo, obras de arte e um tour virtual em uma mina, através de óculos de realidade virtual, fazem parte da mostra.
A exposição estará aberta à visitação gratuita até 30 de abril, na galeria de arte da Acic. Serão agendadas visitas com diversas escolas de Criciúma e região. A ideia do grupo de Cultura da Acic é realizar mostras com diversos segmentos econômicos. O grupo é composto por Iara Gaidzinski, Benito Gorini Borges, Salete Budni Milanezi e Maria Julita Volpato Gomes.
Colaboração: Lucas Colombo / Comunicação SIECESC