Geral

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

Foto: Divulgação

Sete encalhes de golfinhos-nariz-de-garrafa ocorreram em praias do Litoral Norte de Santa Catarina no primeiro trimestre deste ano, informou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Não foi possível identificar as causas das mortes (veja mais abaixo).

Os números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024. Os animais foram encontrados mortos em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.

Conforme o PMP-BS Univille, responsável pelos registros, cinco deles eram machos em fase adulta. Os outros foram identificados como filhote e juvenil, mas não foi possível determinar o sexo deles.

Veja a cronologia dos encalhes:

Balneário Barra do Sul: 07/01
Praia do Itaguaçu – São Francisco do Sul (07/02)
Pontal – Itapoá (09/02)
Praia Grande – São Francisco do Sul (09/03)
Forte – São Francisco do Sul (15/03)
Itaguaçu – São Francisco do Sul (23/03)
Forte – São Francisco do Sul (30/03)

Causas das mortes

Conforme a equipe, por causa do estágio avançado de decomposição das carcaças, não foi possível identificar a causa das mortes na necropsia.

Os exames, no entanto, identificaram que um animal apresentava uma lesão na região do ventre causado por objeto cortante, indicando interação antrópica (interação com o ser humano).

Segundo o PMP-BS Univille, uma das principais causas de morte costuma ser justamente esse tipo de contato, que inclui, por exemplo: capturas acidentais em redes de pesca, colisões em embarcações, além da poluição das zonas costeiras e estuarinas.

Os golfinhos-nariz-de-garrafa podem ser encontrados em zonas tropicais e temperadas do mundo inteiro, ocupando diferentes habitats, desde regiões costeiras, lagoas, estuários e mares internos até águas e ilhas oceânicas.

🐬 Golfinho-nariz-de-garrafa

Esses animais são comuns na região e costumam nadar em pequenos e grandes grupos. Vivem em águas tropicais e temperadas de todo o planeta, sendo essa a espécie de golfinho mais conhecida.

Como o próprio nome diz, eles apresentam um rostro curto que se assemelha a uma garrafa. Possuem corpo robusto e a região frontal da cabeça bem demarcada. Sua coloração é acinzentada-escura na porção dorsal e vai clareando lateralmente até o ventre num tom cinza-claro ou rosado.

O golfinho-nariz-de-garrafa pode chegar a 3,5 m de comprimento e pesar 500 kg, sendo os machos um pouco maiores que as fêmeas, em geral. Alimentam-se de peixes, polvos e crustáceos.

Com informações do g1 SC

Notícias Relacionadas

Drogas são encontradas em veículo durante operação Lei Seca em Criciúma

Ao ser questionado, o condutor informou que havia adquirido a droga em Siderópolis.

Pacto Anticomintern: A Aliança Firmada Contra o Comunismo

Criciúma define quando e como torcida do Corinthians poderá comprar ingresso

Criciúma trabalha com expectativa de casa cheia no sábado

Relembrando o Ciclone Nisha: O Desastre Climático de 2008