A Indicação Geográfica é uma ação que repercutirá diretamente no turismo e na agricultura da região.
O município de Urussanga recebeu, nesta quinta-feira, 01, Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em comemoração à “Delimitação da Área Geográfica dos Vales da Uva Goethe”, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A solenidade ocorreu na Sociedade Recreativa Urussanga e contou com a participação de lideranças políticas, municipais, empresariais e da comunidade. O convite partiu do presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio, por proposição do deputado José Nei Alberton Ascari. Esta é a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina reconhecida pelo INPI. O registro oficial foi publicado em novembro de 2011
na Revista da Propriedade Industrial.
“Os objetivos desta Sessão Solene são destacar a importância da Indicação Geográfica dos Vales da Uva Goethe e homenagear os responsáveis por esta conquista, que é a primeira do Estado. É um momento histórico e marcante e a Assembleia não poderia estar ausente”, salientou o deputado José Nei Ascari. O deputado Valmir Comin recepcionou as autoridades e o prefeito de Urussanga, Luiz Carlos Zen, representou todos os municípios envolvidos. Além da Associação ProGoethe, foram homenageados os oito municípios que fazem parte do território certificado dos Vales da Uva Goethe, que compreende Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. Os prefeitos que estavam presentes e os representantes destes municípios receberam as homenagens.
O prefeito de Urussanga, Luiz Carlos Zen, recebeu a homenagem ao município e ressaltou que a comunidade está orgulhosa de receber a Indicação Geográfica de Procedência da Uva e do Vinho Goethe, através do INPI. “Isso representa para Urussanga e região a conquista e o reconhecimento de todo um trabalho iniciado com a vinda dos imigrantes, que trouxeram a uva para nossa região. Cria oportunidades, além de concretizar o desenvolvimento da cultura, do turismo e também da economia dos municípios que integram os Vales”, disse Zen. O deputado Comin afirmou estar lisonjeado por presenciar um momento tão importante para a região. “Para manter uma associação, é preciso espírito de renúncia, parceria, perseverança e solidariedade. Destaco a participação dos prefeitos dos municípios dos Vales da Uva Goethe e da Associação ProGoethe, por acreditarem no projeto e terem determinação e vontade política”, observou.
“A Indicação Geográfica é uma ação que repercutirá diretamente no turismo e na agricultura da região, proporcionando visibilidade social, cultural e econômica”, afirma a Diretora de Turismo de Urussanga, Patricia Mazon. Conforme a diretora, a ProGoethe organizou uma exposição na cerimônia sob o tema “Identidade e Tradição: Indicação Geográfica de Procedência da Uva e Vinho Goethe – Vales da Uva Goethe”. Além do prefeito Zen, deputados Comin e Ascari, compuseram a mesa de autoridades, o vice-prefeito de Urussanga, José Rogério Francisco dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, João Batista Bom, o presidente da Associação ProGoethe, Renato Damian e o comandante da Polícia Militar de Urussanga, capitão Valdeci Oliveira.
[soliloquy id=”1334″]