O número só não foi maior do que o recorde registrado na sessão do dia 13 de fevereiro.
É de impressionar o número de indicações e requerimentos que foram apresentados pelos vereadores de Lauro Müller na sessão da Câmara na noite desta segunda-feira (27). Ao todo, foram 19 proposições, sendo 16 indicações e três requerimentos.
O número só não foi maior do que o recorde registrado na sessão do dia 13 de fevereiro, quando os vereadores apresentaram ao todo 40 proposições.
Confira o que os vereadores discutiram na reunião desta segunda:
Indicação de autoria do vereador Antonio Nunes (PSDB) para construção de academias ao ar livre nos seguintes locais: Praça Paulo Gazolla, no Bairro Arizona; Praça Marizete Terezinha Schilickmann, no Distrito de Barro Branco; Praça Henrique Lage, Sede; Praça Olavo Sebastião Nazário, no Distrito de Guatá e Itanema, no pátio do Centro Comunitário.
Conforme justificativa apresentada pelo vereador, a academia ao ar livre visa a melhoria da condição física, qualidade de vida e a saúde das pessoas. O objetivo da academia e oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso. A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Com relação à saúde física: reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária e infarto, diminui o colesterol, pressão alta, diminui também o risco de câncer de cólon, ajuda as pessoas a conseguirem e manterem um peso ideal, reduz os sentimentos de depressão e ansiedade, promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse, ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis e ajuda pessoas idosas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair ou ficarem cansadas.
Além desta, Toninho Nunes, apresentou mais três indicações e um requerimento. As indicações são para colocação de iluminação pública no trecho entre a garagem municipal até o Bairro Rio Bonito, passando por Rocinha de Baixo; Aquisição de uma UTI Móvel; e, instalação de sistema de condicionador de ar, que atenda todos os quartos do Hospital Municipal Henrique Lage.
Já o requerimento é para que a Casan de Lauro Müller proceda a extensão da rede de água do Bairro Arizona até Quilometro Cento e Sete, pela margem esquerda.
Do vereador Manoel Leandro Filho (PMDB), foram duas indicações e um requerimento. As indicações sugerem ao Executivo Municipal, providenciar a pavimentação com concreto da ponte de Rio do Rastro – Guatá, que apresenta depreciação em alguns pontos; reforma geral da ponte pênsil que dá acesso a Gruta da comunidade de Rio do Rastro – Guatá; e, colocação de bancos na parte externa da Secretaria Municipal de Saúde (SUS).
O requerimento do vereador é para envio de ofício ao Deputado Estadual, Manoel Motta, solicitando que disponibilize recursos na ordem de R$ 280 mil, para pavimentação da Rua Yolanda Dal-Bó Teixeira, que dá acesso a escola Engenheiro Ernani Cotrin, no Distrito de Guatá.
O presidente da Câmara, Manoel Jades Izidorio (PMDB), sugeriu por meio de indicação ao Chefe do Executivo Municipal, a aquisição e aplicação do larvicida biológico de controle do inseto – BTI para combater o mosquito borrachudo na comunidade de Rio Capivaras Alto.
De acordo com o vereador o borrachudo ataca indiscriminadamente as partes do corpo expostas, causando desconforto e irritabilidade. Sendo que sua picada é dolorida e pode causar alergias, podendo levar a ferimentos graves decorrentes de coceira e provocar infecções. Desta forma, a comunidade de Rio Capivaras Alto preocupada com proliferação do mosquito borrachudo, pede providências do órgão competente.
Outra indicação do vereador “Maneca” é para substituição dos brinquedos do parque infantil e colocação de novos bancos e reforma dos demais na Praça Olavo Sebastião Nazario, no Distrito de Guatá.
De autoria do vereador José Antonio De Bettio (PSDB), indicação para implantação de iluminação pública na Rodovia SC-447, no trecho entre a propriedade do Senhor Rui Gonçalves até o trevo da Coletora. Pois, segundo o vereador, o trecho encontra-se às escuras, trazendo temor às pessoas que transitam pelo local.
Indicação do vereador Helder Velho (PMDB) para construção de um banheiro público na Praça Celeste Losso, na sede do Município.
Requerimento do vereador Julio César Cardoso (PP) para envio de ofício ao Gerente Regional da Celesc de Criciúma, Enaldo dos Santos, solicitando a iluminação do Estádio de Futebol Suíço Lierte Teixeira Machado da Apae de Lauro Müller.
O vereador Pedro Luiz Machado (PMDB) apresentou quatro indicações, para: contratação de mais um fisioterapeuta e a disponibilidade de mais espaço físico para o setor de fisioterapia.
Conforme o vereador, atualmente o município dispõe de dois profissionais para atender pacientes da sede e dos bairros próximos, porém a demanda é muito grande e não estão conseguindo atender todos que precisam deste serviço; colocação de placas com os nomes das ruas, conforme Leis aprovadas pela Câmara; providenciar a pintura de faixas de pedestre nos cruzamentos próximos aos estabelecimentos de ensino e instalação de placas sinalizando área escolar; e, adotar uniforme padronizado para todos os motoristas da rede municipal de educação.
De iniciativa do vereador Moacir Benincá (PSD), indicação para construção de um abrigo de passageiros na Rodovia SC-447, defronte a escola Emilia Mamede Soares, no Distrito de Barro Branco.
Do mesmo vereador, indicação para manutenção geral do Estádio de Futebol Batista Righetto, do Distrito de Barro Branco.