O SESC em parceria com o Governo Municipal realizam no dia 1º de maio – feriado alusivo ao Dia do Trabalho, a primeira edição em Araranguá do Dia do Pedal.
Em nível nacional já é a 6ª edição, celebrando mais de 150.000 atendimentos já realizados com os passeios ciclísticos que acontecem no dia 1° de Maio, com realização simultânea em todas as cidades que possuem Unidade do SESC.
Segundo a técnica de lazer, recreação e turismo do SESC Araranguá, Karine Alborghetti, nesta edição estará em destaque o tema do transporte ativo e sustentável aliado à Educação Patrimonial, com a entrega para a comunidade de uma instalação de uso coletivo que propicie o uso mais freqüente das bicicletas no dia a dia: um paraciclo.
Esta instalação será feita com um modelo que mostra quantas bicicletas cabem no espaço ocupado por um carro, tendência em diversas capitais do mundo e agora também no Brasil. “Ela será colocada em rua de destaque do comércio da cidade ou na própria Unidade Sesc, ocupando a vaga de um carro. O objetivo é estimular e possibilitar que a comunidade se desloque de bicicleta e encontre um lugar seguro para deixá-la”, frisa.
“Além disso, em 2015 propomos ampliar o Dia do pedal com o tema 'Passeio sobre rodas', e abrir espaço no evento para que as pessoas possam ir com qualquer meio de transporte não motorizado sobre rodas. Fortalecendo a proposta do lazer ativo e da prática de atividade física lúdica. Além de reforçar a sugestão de aliar eventos e espaços para a prática do skate, patins, patinete e similares na programação paralela do evento, juntamente com outras modalidades de esportes com bicicleta, como o Bicicross e o Bike Trial”, reforça Karine.
Como o evento será realizado pela primeira vez em Araranguá, a expectativa prevista é de 300 participantes, sendo eles adultos e crianças de todas as idades, apenas sobre rodas. Para aqueles que não poderão acompanhar o pelotão, estaremos com uma programação paralela na Praça Hercílio Luz, como brincadeiras, dicas de saúde, slack line, oficina de pequenos reparos dentre outros.
A inscrição será feita no dia do evento, e serão distribuídos aos participantes, como, camiseta, pulseira de identificação numerada (neste ano a pulseira já vem com parte destacável para sorteio)
O trajeto a ser percorrido pelos participantes terá a saída às 10 horas da manhã em frente ao SESC na baixada da Avenida 7 de Setembro, subindo e direção ao Calçadão da Avenida Getúlio Vargas, Coronel João Fernandes, Avenida 15 de Novembro e chegada na Praça Hercílio Luz.
Programação paralela:
– Aulão de alongamento e aquecimento
– Mesa de frutas
– Dicas de saúde
– Aula de
– Slack Line
– Sorteio de brindes
– Medição de pressão
– Exposição de bicicletas antigas