Geral

Servidores de Urussanga aceitam proposta do Executivo

Nova Assembleia será realizada na segunda-feira, dia 02, às 18h30min, para decidir se professores aceitam ou não o reajuste de 10,7%.

A Prefeitura de Urussanga oficializou contraproposta ao Sindicato dos Servidores Públicos do município, aceita na tarde desta terça-feira, 27, durante reunião no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. O sindicato da categoria promoveu manifestação durante todo o dia, com o intuito de reivindicar o Plano de Cargos e Salários e o reajuste de 22,22% no piso dos professores, repassado através do Fundeb. O secretário da Administração/Finanças de Urussanga, Luiz Antonio Fabro, intermediou as negociações e transmitiu aos representantes da classe os pareceres do prefeito Luiz Carlos Zen, que está cumprindo agenda em Brasília.

Sobre o plano de carreira, foi constituída uma comissão de avaliação e elaboração de uma contraproposta, que se reunirá periodicamente para discutir o assunto. “A comissão vai avaliar todos os artigos e verificar o que é viável na visão da administração. O plano é para os efetivos e será feita uma contraproposta que irá à discussão”, relatou Fabro. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região (Siserp), Maria Bárbara Teixeira, confirmou que os servidores concordaram com a sugestão e irão formalizar um documento estabelecendo um prazo para que a comissão discuta o plano de carreira.

Já o piso do magistério está garantido aos professores, porém, o índice de 22,22% – que tem como base o valor repassado em 2011 com projeção para 2012 – serão repassados aos professores nos respectivos níveis, representando atualmente uma projeção de 10,7%. O secretário Fabro informou aos membros do sindicato que o prefeito Zen firmou o compromisso de encaminhar a documentação solicitada pelo Ministério da Educação e Cultura para os municípios que aplicam o índice maior que 25% com gastos na educação. De acordo com ele, todo o valor repassado pelo Ministério através do Fundeb será aplicado também nos níveis para todos os professores.

Conforme a presidente do sindicato, os professores definiram que na segunda-feira, dia 02, às 18h30min, será promovida uma Assembleia para decidir se aceitam ou não o reajuste de 10,7%. Segundo Fabro, até esta data o prefeito Zen estará no município e retomará as negociações do assunto. “A Prefeitura esteve aberta a discussões sobre o piso e avalio que foi um bom encaminhamento nas tratativas. Nossa preocupação é não prejudicar a população, deixando crianças sem aula e pacientes sem remédios ou curativos, portanto, a administração buscou o diálogo democrático com as lideranças do movimento”, salientou Fabro. Além do secretário, participaram ainda da reunião a chefe de Gabinete, Yara Martins, o assessor jurídico da Prefeitura, advogado Cleber Cesconetto, advogado dos trabalhadores, Haroldo Bez Batti Filho, a coordenadora sindical de Urussanga, Suzana Darela Souza, a presidente do Siserp, Bárbara Teixeira e outros três representantes do sindicato. Segundo Fabro, com estas definições, amanhã, 28, todos os serviços voltam à normalidade.

Diene Lemos/Assecom Prefeitura de Urussanga