O Educanvisa é um projeto educativo da ANVISA que ressalta a importância de capacitar os professores com formação continuada.
Três servidores do município de Lauro Müller, responsáveis pela execução do projeto Educanvisa no município, viajaram a Brasília nesta semana para participar do Encontro Educação e Saúde: a dose certa para uma vida saudável 2018. As coordenadoras de ensino, Marilene Isidoro Honorato do Nascimento e Regina Antunes João, e o técnico em Vigilância Sanitária, José dos Passos Ceron, participaram do evento que aconteceu nesta terça e quarta-feira (18 e19).
Essa mostra de saúde e educação visa fortalecer as ações de promoção a saúde. Neste contexto, o projeto Educanvisa tem um papel muito importante de trabalhar temas relacionados à aspectos de saúde, objetivando a conscientização dos alunos sobre o papel frente ao cuidado com saúde, ou seja, desenvolvendo uma consciência crítica, para que consiga fazer escolhas mais acertadas.
Lauro Müller é pioneira neste projeto e a único da região sul do Estado. O Educanvisa é realizado fruto de uma parceria com as Secretaria de educação e Saúde em duas escalas da rede municipal: Escola Hilário Pescador do bairro Sumaré e Escola Lígia Chaves Cabral do Itanema.
Na avaliação dos participantes, esse encontro trará o fortalecimento do projeto por meio de palestras e também de experiências exitosas. “Estamos aprendendo muito através de novas ideias, trocas de experiências, e assim vamos poder aprimorar nosso projeto, o grande intuito é ter formação para propagar novas visões de mundo e principalmente de educação como ressalta Leonardo da Vinci ‘Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa ,nunca tem medo e nunca se arrepende’”, destacaram os servidores lauromüllenses.
Sobre o projeto
O Educanvisa é um projeto educativo da ANVISA que ressalta a importância de capacitar os professores com formação continuada. É uma atividade de promoção da saúde e de prevenção de doenças cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle sanitário.
O Projeto já atendeu mais de 200 mil alunos de 1,4 mil escolas públicas brasileiras, capacitou mais de 4,8 mil professores além de profissionais da vigilância sanitária.
Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo do Município de Lauro Müller