Geral

Servidores aceitam reajuste de 7,13%, se índice da folha estiver em 53%

Dezenas de servidores públicos de Lauro Müller estiveram reunidos em assembleia, na noite desta quinta-feira (26), às 20 horas, no auditório da prefeitura, para decidir se aceitavam ou não a proposta de reajuste salarial de 7,13%, oferecida pelo Executivo Municipal. A data base da categoria é fevereiro.

O prefeito Fabrício Kusmin Alves participou da reunião e reafirmou aquilo que já foi dito na primeira assembleia, realizada no último sábado (21), quando os servidores rejeitaram a proposta. Eles reivindicavam um aumento de 8,84%, mesmo percentual concedido pelo Governo Federal ao salário mínimo.

Porém, o chefe do executivo alega que o Governo Federal reduziu o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que acabou afetando drasticamente os cofres municipais. “Meu desejo era poder conceder dez, vinte por cento, ou até mais, porém só podemos aumentar o índice do INPC que é de 7,13%. Isso é o que é possível no momento”, explicou Fabrício, argumentando que o índice da despesa com folha de pagamento está na casa dos 53%, muito próximo do limite de 54%, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O chefe do executivo informou que está negociando um bom plano de saúde para todos os servidores. “Esse é um benefício que não influência na folha e que certamente todos querem. A proposta deverá ser apresentada, pela empresa, dentro de quinze dias e ai faremos uma reunião com os servidores para discuti-lá”, anunciou.

Levando em conta tudo o que foi dito pelo prefeito, os servidores decidiram, antes de aceitar a proposta, que o sindicato da classe verifique junto ao setor financeiro da prefeitura, se realmente, o índice da folha está no percentual apresentado pelo chefe do executivo. Caso os números se confirmem eles aceitarão os 7,13% de reajuste.

“Já houve no passado, um prefeito que alegou que não podia dar um aumento maior porque a folha estava no limite, quando na verdade estava bem abaixo, algo entorno de 38%. Precisamos que estes números sejam comprovados”, lembrou um dos servidores, presente na assembleia.

Projeto para reajuste salarial já está na Câmara

O projeto concedendo aumento de 7,13% sobre os salários dos servidores efetivos e comissionados da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, do Hospital Municipal Henrique Lage, da Fundação Ambiental Municipal de Lauro Müller e da Câmara Municipal de Vereadores, foi enviado pelo prefeito à Câmara Municipal nessa segunda-feira (23).

Os vereadores aguardam o posicionamento dos servidores para votar a matéria.

O projeto também estabelece o mesmo percentual de aumento, 7,13%, para os salários do prefeito, vice, secretários municipais e vereadores.

[soliloquy id=”111130″]