Somente no mês de novembro foram registrados 11 dias com geadas no Estado. Durante o ano, as geadas marcaram presença em 137 dias, batendo recorde deste fenômeno em Santa Catarina
A Serra catarinense amanheceu com os campos cobertos de gelo nesta quinta-feira (17). Somente no mês de novembro foram registrados 11 dias com geadas no Estado. Durante o ano, as geadas marcaram presença em 137 dias, batendo recorde deste fenômeno em Santa Catarina.
O meteorologista Piter Scheuer explica que essa condição está associada ao fenômeno da La Niña. Esse fenômeno climático resfria as águas do oceano pacífico equatorial e mantém massas de ar frio aprisionadas por um período prolongado no Polo Sul e, devido a isso, há uma compensação climática.
Ainda segundo Piter, em julho deste ano houve duas ondas de calor fora de época, desta forma, a atmosfera visa estar em constante equilíbrio e está liberando as massas de ar frio nesta época do ano trazendo uma sensação de inverno fora de época.
Graus negativos
Na cidade de Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, os termômetros nesta manhã de quinta-feira registraram a temperatura mais baixa do mês de novembro, por volta das 5h30, a temperatura estava por volta dos -2,4ºC .
No Estado, outras cidades também registraram temperaturas baixas para a época do ano.
Piter Scheuer ressalta que as geadas não são generalizadas, elas ocorrem em pontos bem específicos da região serrana do Estado como baixadas (áreas abertas e rodeadas de montanhas) e vales. Ainda segundo ele, essa condição pode se estender por alguns dias, porém, não descarta a possibilidade de ocorrência de frio fora de época também no mês de dezembro.
Veja como fica o clima nas outras regiões do Estado nesta quinta-feira:
A condição climática em Santa Catarina está passando por alguns extremos na região da Serra do Estado. Nas demais regiões de Santa Catarina, o clima está típico para o início do verão com temperaturas em elevação no decorrer do dia.
Nesta quinta-feira, de acordo com a Defesa Civil, um sistema de alta pressão influencia nas condições do tempo e mantém o dia ensolarado em todas as regiões, podendo alcançar os 30ºC na região litorânea do Estado.
As temperaturas mínimas ficam entre 5°C e 10°C entre os planaltos e Meio-Oeste, variam de 15°C a 19°C nas áreas costeiras e oscilam entre 11°C e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as temperaturas máximas ficam em torno dos 24°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 30°C no restante do Estado.
Condições do vento e do mar:
Os ventos sopram de sudeste/leste em toda Santa Catarina, com intensidade fraca. Não existe alerta para o risco de ocorrência de evento extremo relacionados ao vento para o Estado.
Ondas de direção sul no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com altura entre 0,5 m e 1,0 m. No Litoral Norte, ondas de sudeste/leste, com altura de até 0,5 m.
Vai dar praia? Confira a condição do tempo para os próximos dias:
Na sexta-feira (18), o sistema de alta pressão se desloca ligeiramente em direção ao oceano. Esta condição faz com que os ventos soprem de Leste e provoquem um leve aumento de nebulosidade entre os Planaltos e o Litoral catarinense.
A Epagri/Ciram informa que permanece a condição de geada isolada no Planalto Sul e Serra. As temperaturas mais elevadas na parte da tarde ocorrem nas regiões do Extremo Oeste e Oeste catarinense.
O dia inicia com temperaturas entre 6°C e 9°C entre os Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. As temperaturas se elevam rapidamente durante o dia, chegando aos 30°C nos municípios do Extremo Oeste e Oeste com divisa com o Rio Grande do Sul.
Condição do tempo para o final de semana:
No sábado (19), o sistema de alta pressão atmosférica segue influenciando o tempo em Santa Catarina. Os ventos que sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada, favorecem a formação de algumas nuvens entre o Litoral e áreas próximas, porém o predomínio ainda é de sol em todas as regiões.
As temperaturas mínimas no amanhecer, variam entre 6°C e 10°C no Meio-Oeste e planaltos, de 11°C a 13°C no Extremo Oeste e Oeste e de 11°C a 17°C nas demais regiões. Na parte da tarde, as máximas ficam entre 26°C e 39°C no Grande Oeste, Litoral sul, Planalto e Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí.
Entre o domingo (20) e a segunda-feira (21), o retorno da umidade para o sul do Brasil e a formação de áreas de instabilidades na atmosfera provocam aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre os planaltos e o Grande Oeste de Santa Catarina.
Com informações do ND+