Fenômeno foi registrado na madrugada desta sexta-feira (27) em São Joaquim, onde as mínimas chegaram a 3,4°C
Um fenômeno atípico para a época do ano foi registrado na madrugada desta sexta-feira (27), em São Joaquim. Os campos do Vale dos Caminhos da Neve amanheceram cobertos por geada na Serra catarinense, deixando a paisagem deslumbrante logo nas primeiras horas do dia. Na cidade, as mínimas chegaram a 3,4°C — menor temperatura registrada no estado.
O verão teve início no dia 21 de dezembro e, neste ano, será marcado pela influência de sistemas de baixa pressão e frentes frias, conforme os prognósticos feitos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Isso explica a ocorrência de geada na Serra catarinense.
Em contrapartida, outras regiões do estado e, até mesmo, do Brasil já convivem com as altas temperaturas, características da estação mais quente do ano.
Em pleno verão, madrugada tem geada na Serra catarinense e visual impressiona
No Vale dos Caminhos da Neve, a apenas três quilômetros da área central de São Joaquim, a paisagem amanheceu esbranquiçada, recriando um cenário típico de inverno. O visual atraiu olhares curiosos e reforçou a fama da região, como um dos principais destinos de frio do país.
De acordo com dados da Epagri-Ciram, a mínima registrada na região foi de 4,61°C, por volta das 6h da manhã. Na estação do Inmet, localizada no bairro Jardim Bandeira, em São Joaquim, os termômetros marcaram 3,4°C.
Essa foi 75ª vez em que se registra geada na Serra catarinense em 2024. O fenômeno teve seu auge entre junho e setembro, período em que o fenômeno aconteceu 52 vezes.
Com informações do ND+