Os sepultamentos no Cemitério Municipal de Tubarão, no Centro, permanecem suspensos. A decisão, de junho de 2016, foi tomada temporariamente, até que ocorra a conclusão dos estudos e a expedição da licença ambiental do local.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Gestão, Caio Tokarski, uma reunião está agendada com o Ministério Público para conversar a respeito do cemitério e analisar o que pode ser feito.
“A situação ambiental do cemitério municipal, que é de responsabilidade da prefeitura, é muito complexa. A princípio, não tem o que ser feito. A questão é: como recuperar a área? Seria necessário fazer uma recomposição, readequação de solo, retirada de túmulos, o que se torna impraticável”, explica.
Segundo o secretário, são feitas constantemente a manutenção e a limpeza do local. “No entanto, a decisão de paralisação de qualquer sepultamento permanece. A única opção é o Horto dos Ipês, que tem condições de fazer sepultamentos e está com as licenças ambientais”, ressalta Caio.
O decreto foi assinado em 2016 acatando as diversas diligências do Ministério Público do Estado, da Promotoria de Justiça e da Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de Crimes Ambientais de Tubarão.
Com informações do Jornal Diário do Sul