Foram mais de 70 dias de internação, sendo 52 dias na UTI e 45 destes dias em coma, apesar das diversas cirurgias e do longo período de recuperação, a jovem Jéssica Faraco, de 30 anos, reconhece que tudo isso foi possível com a ajuda fundamental da equipe de resgate envolvida no salvamento das vítimas de um grave acidente entre dois veículos , no ano passado, no dia 26 de fevereiro, no município de Balneário Arroio do Silva, com seis vítimas.
Nessa quinta-feira, 16, foi o dia de uma visita especial na base do Saer/Sarasul, Jéssica, junto com amigos do trabalho estiveram no local para um reencontro emocionante e recompensador, o clima era de muita gratidão para com a equipe que participou do atendimento no dia do ocorrido, incluindo Dra. Marine Cardoso, que também se fez presente, é médica do Saer/Sarasul e no dia do acidente estava na equipe do Samu de Araranguá.
A integração e união das forças nesta ocorrência, demonstra a importância de equipes bem treinadas e preparadas para as adversidades.
O acidente
A colisão frontal entre os veículos deixou as condutoras (duas mulheres) feridas e presas nas ferragens. Prontamente, uma força tarefa foi organizada para o atendimento das vítimas.
A segurança do local foi realizada pela Polícia Militar e Rodoviária, os bombeiros realizaram o desencarceramento das vítimas, enquanto as mesmas iam sendo atendidas pelas equipes médicas das três ambulâncias (unidade avançada do SAMU) de Araranguá e Saer/Sarasul.
Foram quatro vítimas sem muita gravidade e duas de maior gravidade, destas, Jéssica em estado crítico, com múltiplas fraturas, trauma na coluna cervical e sinais de choque hemorrágico, necessitou de procedimentos médicos avançados para estabilização do quadro clínico e posterior condução com a aeronave do Saer/Sarasul para o Hospital São José de Criciúma.
A equipe de resgate no dia do ocorrido era composta pelo Dr. Matheus Bett, Enf. Bárbara, Cmte Darlan, Copiloto Djalma e OATs Rafinha, Ramon e Daniel.