O frio intenso que atinge Santa Catarina nesta semana pode provocar sensações térmicas abaixo de 0°C em algumas cidades do Estado. No alto da Serra, a previsão é de que moradores sintam frio de até -20°C.
Segundo a Epagri/Ciram, cidades como Bom Jardim da Serra e Urupema, por exemplo, devem sentir sensações mais baixas do que outras.
Conforme o meteorologista do órgão Marcelo Martins, a estimativa foi feita em cima de uma previsão de 2°C com ventos de 100 km/h. Em uma mesma temperatura, mas com ventos em torno de 80km/h, a sensação térmica deve ficar em -17°C.
Em Florianópolis, que tem previsão de 12°C com ventos de 80 km/h nesta terça-feira (17), a sensação térmica vai chegar a 0°C.
“Mas assim, a minha sensação térmica pode ser diferente da sua. Eu posso estar no mesmo local e sentir um pouco menos que você. Mas no geral, todo mundo vai sofrer igual com vento e o frio” explica o especialista.
A baixa sensação térmica não ocorre com frequência na região da Serra, conforme o que explica o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski. No entanto, foge do comportamento dos últimos anos, principalmente no mês de maio.
Segundo especialistas, as condições de frio acontecem, geralmente, em junho e julho.
Os ventos, durante a semana, podem chegar a 100 km/h no Estado. As condições frias estão previstas até a quinta-feira (19)
As temperaturas começam a ficar mais frias no amanhecer de terça-feira (17).
- De 0°C a 2°C na Serra
- De 3°C a 5°C no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte
- De 6°C a 8°C no Vale do Itajaí (especialmente no Alto Vale)
- De 8°C a 10°C no Sul e no Litoral
- De 12°C a 14°C no Norte catarinense
Há ainda a previsão de neve e chuva congelada para a Serra
- Final da noite desta segunda (16) até o turno da manhã de terça (17)
- Noite de terça (17) até o período do amanhecer de quarta-feira (18)
Ações de proteção em cidades
Em Florianópolis, a Secretaria de Assistência Social vai definir ainda os detalhes das ações contra o frio no município. Segundo o órgão, o foco principal será a população em situação de rua.
A perfeitura pretende abrir mais vagas em abrigos e hoteis para os credenciados. Quem precisar de atendimento pode se direcionar ao CRAS da região ou soliciar ajuda pelo Resgate Social pelo número de telefone (48) 99182-6870.
Em São Joaquim, na Serra, a assistência social está sob aviso e faz busca ativa de famílias carentes para ver se alguém precisa de ajuda, conforme a prefeitura. Há também a distribuição de lenha e cobertores, além de acolhimentos.
Em Blumenau, a prefeitura também faz uma busca ativa por pessoas em situação de rua. A cidade já possui um abrigo para essa população e oferece alimentação, itens de higiene pessoal, roupas e cobertores a quem necessita.
Para as famílias que não vivem em situação de rua, mas ainda precisam de ajuda para se aquecer no frio, a orientação é buscar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região em que mora.
Como se proteger
- Atenção especial às pessoas em situação de rua
- Abrigue animais domésticos
- Se agasalhe bem e tome bastante água
- Evite locais fechados e com grandes aglomerações
Com informações do NSC Total