Geral

Sensação de inverno? Santa Catarina tem reviravolta no tempo nesta terça-feira; entenda

A terça-feira é de tempo instável, com a possibilidade de chuvas e temporais isolados em especial, no Norte de SC. Ao longo da quarta (19), um sistema de alta pressão promete derrubar as temperaturas

Foto: Internet/Reprodução/ND

Esta terça-feira (18), é dia de tempo instável, com a possibilidade de pancadas de chuvas que podem vir na forma de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em algumas regiões do Estado. Em Santa Catarina, nas últimas 12 horas, algumas cidades foram surpreendidas com grandes volumes de chuva neste período, em especial, no Norte do Estado.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Um novo aviso meteorológico emitido pelo órgão, aponta que a chuva volta a ganhar força na manhã desta terça na região Norte do Estado. Essa condição ocorre por causa da presença de instabilidades em vários níveis da atmosfera.

Ainda, segundo a Defesa Civil, a chuva acontece de forma persistente, sendo intensa por alguns momentos e resultando em volumes significativos de precipitação entre o Planalto Norte e também, no Vale do Itajaí.

No Estado, as regiões do Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul seguem sem risco para ocorrências causadas pelas chuvas. Já o Norte do Estado, segue com risco moderado para tais ocorrências segundo a Defesa Civil.

Na região Norte de Santa Catarina, de acordo com o mapa Agroconect da Epagri/Ciram, tem municípios que receberam um valor muito expressivo de chuvas nas últimas 12 horas. Destaque para Garuva, divisa com Paraná, que recebeu aproximadamente 88 mm de precipitação nesse período.

As chuvas, que se concentraram com maior expressividade no Litoral Norte, também surpreendeu outros municípios da região. A cidade de Itapoá recebeu aproximadamente 54 mm de chuvas, também nas últimas 12 horas.

Nesta terça-feira, as temperaturas mínimas ocorrem no período da noite, e oscilam entre 7°C e 11°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste, variam entre 12°C e 14°C no Extremo Oeste e Oeste e oscilam entre 11 e 17°C nas demais áreas. Já as máximas, giram entre 15 e 22°C do Meio-Oeste ao Litoral e entre 20 e 27°C no Extremo Oeste e no Oeste catarinense.

Como fica o tempo para a quarta-feira?

A chuva finalmente da uma trégua em Santa Catarina nesta quarta-feira (18). A atuação de um sistema de alta pressão no Estado, mantém o tempo estável com sol entre poucas nuvens em praticamente todas as regiões catarinenses.

A Defesa Civil ressalta que, em função do deslocamento de uma área de baixa pressão pelo Litoral do Rio Grande do Sul, áreas do Planalto Sul, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis terão maior cobertura de nuvens entre a tarde e a noite, com chance de chuva fraca e isolada.

Por conta da atuação deste sistema de alta pressão, segundo a Defesa Civil, haverá uma queda nas temperaturas. Neste dia, as mínimas serão de 4 a 8°C na Serra e no Meio-Oeste, de 11 a 16°C no Baixo e Médio Vale do Itajaí e na faixa litorânea, e de 7 a 10°C nas outras áreas do Estado.

As máximas, no período da tarde ficam entre 13 e 18°C no Planalto Sul, entre 16°C e 18° no Meio-Oeste, entre 19°C e 25°C no Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí e entre 19°C e 23°C nas demais regiões.

Quinta-feira com sensação de inverno em Santa Catarina

A quinta-feira (20), começa com sensação de frio e chance de geada nos Planaltos e no Grande Oeste catarinense. Isso ocorre em função da massa de ar frio que segue atuando no Estado, e mantendo o tempo firme e ensolarado em todas as regiões de Santa Catarina, mas com declínio nas temperaturas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Nesta quinta, as temperaturas mínimas caem mais ainda em relação aos dias anteriores e ficam entre -3 e 5 graus na Serra, no Meio-Oeste e no Planalto Norte, oscilam entre 4 e 9°C no Extremo Oeste e no Oeste e variam entre 5 e 13°C nas demais áreas. As máximas não sobem muito, marcando entre 12 e 15°C na Serra e entre 17 a 23°C no restante do Estado.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.